São Paulo, quarta-feira, 05 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

multimídia

Produtos Blu-ray têm estréia insossa

SUCESSOR DO DVD O candidato a formato padrão de vídeo de alta definição chega às lojas após o debute do rival HD DVD

DA REUTERS

A guerra para definir quem será o sucessor do DVD ficou mais acirrada no domingo retrasado, quando foi lançado oficialmente nos Estados Unidos o primeiro aparelho que reproduz discos em Blu-ray, que disputa com o HD DVD o título de padrão em alta definição. Uma leva de filmes Blu-ray já havia chegado às prateleiras.
O lançamento estava programado para 23 de maio, mas foi adiado para que estúdios e fabricantes de produtos eletrônicos pudessem planejar melhor o pontapé inicial. A primeira leva de filmes, da Sony Pictures/ MGM Home Entertainment, chegou no último dia 20. Em breve, haverá lançamentos da Sony e da Lionsgate.

Problemas
Dois dos três aparelhos de Blu-ray que deveriam chegar às lojas tiveram a data de seu lançamento alterado. A Sony adiou o seu de 30 de junho para 15 de agosto (mas já tem o gravador embutido em sua linha Vaio), enquanto a Pioneer alterou a data de 25 de junho para setembro. Assim, o aparelho da Samsung desponta como a única oferta disponível para o consumidor.
"É um produto muito importante e queremos ter certeza de que funcionará perfeitamente", diz Russel Johnston, vice-presidente sênior de marketing e planejamento de produtos da Pioneer Electronics (EUA), quando questionado sobre o atraso. Ele deu a entender que o equipamento apresentava algum tipo de problema.
Embora o Blu-ray ainda não tenha provado que pode disputar mercado, o formato tem a vantagem de ser apoiado por mais estúdios, mais fabricantes de eletrônicos e também pelo videogame mais vendido -o Playstation, da Sony. "Um grande número de estúdios apóia nosso formato, e isso nos permitirá oferecer muitos títulos", diz Johnston.
O DVD da próxima geração chega em um momento importante para a indústria da música. Segundo os números do ano passado, divulgados pela Recording Industry Association of America, há alguns meses, os DVDs musicais perderam mercado em 2005 -a primeira queda registrada desde 1998.
Os títulos musicais tiveram altas de aproximadamente 50% em 2003 e 2004, mas caíram 3,8% em 2005, fechando o ano em US$ 539,8 milhões.
O mercado de DVDs em geral está seguindo a mesma tendência, devido aos consumidores que já completaram suas coleções ou procuraram outras opções, explica Russ Crupnick, analista do NPD Group.


Texto Anterior: Celular: Empresa trará jogos clássicos
Próximo Texto: HD DVD chega sem alarde e tem minoria dos estúdios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.