São Paulo, quarta-feira, 05 de setembro de 2007

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consumo

Nokia anuncia loja on-line própria

Conteúdo poderá ser baixado diretamente no celular; Amazon deve iniciar venda de canções neste mês

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os portáteis evoluíram em um ritmo tão disparado que deixaram os serviços de conteúdo digital comendo poeira.
Cheio de funções e oferecendo diferentes formas de conexões à internet, esses aparelhos se ressentem de serviços capazes de abastecê-los com a mesma facilidade com que são carregados de um lado ao outro.
A boa notícia é que muitas empresas já se dão conta disso e preparam investimentos nesse nicho. Na semana passada, a Nokia, a maior fabricante de celulares do mundo, anunciou o lançamento de sua Nokia Music Store, prometida para ir ao ar até o final deste ano.
Com o serviço, os usuários poderão baixar músicas diretamente nos seus celulares, coisa que o celebrado iPhone, da Apple, não oferece -apesar de a marca também contar com sua própria loja on-line de canções, a iTunes. No caso da Apple, as músicas têm de ser baixadas no computador antes de serem transferidas para o iPhone.

N-Gage
A Apple parece ser mesmo o grande alvo do lançamento da Nokia, que enfrenta o frenesi provocado pelo lançamento da concorrente. Para responder à altura, a finlandesa também prepara uma nova edição de seu N-Gage, mistura de videogame portátil e celular. Títulos de jogos deverão ser vendidos pela loja da Nokia, em uma parceria com as principais desenvolvedoras.
Na cola do iPhone, o N-Gage também deve oferecer uma tela sensível ao toque e uma interface simples, razões do sucesso do aparelho da Apple.
As músicas da Nokia Music Store, que estréia primeiro na Europa, deverão custar 1, enquanto um álbum completo deve sair por 10. O cardápio inicial será de 2 milhões de músicas, e os usuários também serão cobrados pelo uso da conexão para o tráfego de dados.
Segundo especialistas, o serviço pode colocar a Nokia em conflito com as operadoras de telefonia móvel, que já oferecem lojas semelhantes. A concorrência, no entanto, deve beneficiar os usuários e quem sabe até provocar a Apple a oferecer um serviço semelhante, de oferta direta para o iPhone.

Amazon
Segundo o jornal "New York Post", a loja on-line Amazon passará a vender músicas ainda neste mês. A empresa não comentou a notícia.
O anúncio de que o site incorporaria um canal de vendas de canções foi feito no início deste ano, com lançamento previsto para até dezembro. Os arquivos comercializados estariam em formato MP3.
A loja pode se tornar outra competidora do nicho que tem a iTunes, da Apple, como favorita, dona da maior fatia desse mercado.


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