São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA PORTÁTIL

Deve-se tomar cuidado quanto ao volume do som; montadoras têm carros com suporte para toca-MP3

Acessórios contribuem para um bom som

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre os acessórios de um tocador de MP3, talvez os mais importantes sejam os fones. Basicamente, há os que se encaixam dentro do ouvido, indicados para uso em movimento, e os que cobrem toda a orelha, isolando o som externo. Na segunda categoria, estão modelos sem fio.
Deve-se evitar ouvir canções em volumes altos demais, pois isso pode distorcer o som, principalmente nos graves, e ainda trazer danos auditivos a médio e a longo prazos.
Segundo o professor de otorrinolaringologia José Jarjura Jorge Júnior, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, a suscetibilidade aos danos depende da sensibilidade de cada usuário. Mesmo assim, é importante tomar alguns cuidados, como fazer pausas a cada dez minutos de uso de fone, precaução que independe do formato do acessório. "Como lesões iniciais, podem-se ouvir zumbidos de fundo ou ruído nos tons mais agudos", explica Jorge Júnior.

No carro
Outro tipo de acessório que pode dar ainda mais mobilidade aos tocadores são os adaptadores para carro. Montadoras como a BMW, a Volvo e a Volkswagen já oferecem veículos com porta USB, para conexão de toca-MP3.
Um outro sistema, chamado de PhatBox (www.phatnoise.com), funciona como uma disqueteira digital alocada no porta-malas, que armazena em 40 Gbytes as músicas baixadas no PC e trasferidas por uma porta USB 2.0. Os modelos de veículos compatíveis estão no site do fabricante.
Há aparelhos de som automotivo de marcas como Sony, Pioneer e Kenwood, que reproduzem CDs com músicas em formato MP3. (MB)


Texto Anterior: Celular toca MP3 e tira fotos
Próximo Texto: Direitos autorais: Softs mostram TV paga de graça pela rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.