São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Grave sua voz

Gostaria de receber indicações de programas nos quais eu possa gravar minhas falas em CD. Penso escrever um livro, mas quero gravar o texto e depois passá-lo para o papel.
José Adolfo Fonzar

Resposta: Você pode gravar sua voz no micro usando programas que acompanham o Windows ou programas de terceiros. Os arquivos de som podem ser, depois de gravados, copiados para CDs ou DVDs como arquivos de dados, nos formatos WMA, WAV ou MP3.
Se o objetivo do leitor é criar um CD de áudio, que possa ser ouvido em qualquer aparelho de CD, terá que usar o programa que acompanha o seu gravador de CDs. Se você usa o Windows XP ou o Vista, pode usar o Sound Record. Na versão do Vista, ele grava no formato WMA, que é bastante compacto. No XP, em formato WAV.
Outra opção é baixar o programa Audacity, em www.audacity.sourceforge.net. É um potente gravador e editor de áudio que permite fazer gravação de voz. No seu modo padrão, ele grava num formato próprio ou no formato WAV. Instalando um complemento (audacityteam.org/wiki/index.php?title=Lame_Installation_Portuguese), é possível gravar o áudio em MP3.
Depois de baixar o programa, clique no menu Editar e em Preferências. Selecione a guia Arquivos de Áudio; localize o grupo Localização da biblioteca de exportação em MP3. Clique no botão Localizar Biblioteca na versão 1.2.6, que abrirá a janela Gostaria de buscar pelo lame_enc.dll em seu sistema agora? Clique Sim. Na versão 1.4, clique no botão Localizar. Em Onde se localiza o arquivo lame_ enc.dll?, clique no botão Abrir e em OK. Assim, poderá salvar arquivos em MP3.


Texto Anterior: Teste USP: Telefone on-line funciona bem
Próximo Texto: Diversão: Bateria ganha vez em games musicais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.