São Paulo, quarta-feira, 06 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisador crê em vídeos para nichos

AMANDA DEMETRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os programas de TV são feitos para ser aceitos por todos, mas isso não precisa se repetir no YouTube. "Você precisa se conectar em profundidade com alguma audiência específica para ter um vídeo de sucesso", diz o professor Michael Wesch, da Universidade do Kansas.
Wesch ficou famoso na rede ao postar um vídeo sobre a antropologia do YouTube (bit.ly/MichaelWesch). "Como um antropólogo, tenho a responsabilidade de estudar seres humanos, como nós nos conectamos e nos relacionamos uns com os outros. Isso está mudando e o YouTube é uma nova possibilidade de relação".
O site de vídeos é um canal para a criação de nichos especializados que podem se tornar populares e úteis para alguns grupos sociais, diz Wesch. Ele mantém um grupo de estudos sobre o assunto em sua universidade. Seu vídeo favorito é o de respostas à música "One World" (bit.ly/amensagem).
Para ele, o futuro da rede está na internet semântica. "A rede está ficando inteligente. Nós ensinamos a ela um pouco sobre nós em cada clique, pesquisa, tag, foto ou vídeo. Logo vai parecer que a rede nos conhece."


Texto Anterior: Na Califórnia, cafés questionam a vantagem de oferecer rede Wi-Fi gratuita aos seus clientes
Próximo Texto: Avatar: Idioma fictício criado para o filme ganha manuais na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.