São Paulo, quarta-feira, 06 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Invasão de microchips

TODD LEWAN
DA ASSOCIATED PRESS

Em um futuro não muito distante, microchips com antenas integrarão quase tudo que você comprar, vestir, dirigir e ler, permitindo às empresas e aos órgãos de segurança acompanharem a movimentação dos bens de consumo -e, por extensão, dos consumidores- em qualquer lugar, à distância.
Uma rede mundial e sem buracos formada por "farejadores" eletrônicos escaneará dispositivos de radiofreqüência em vários locais públicos, identificando instantaneamente as pessoas e suas preferências, alvos imediatos de anúncios feitos sob medida.
Em casas inteligentes, sensores colocados nas paredes, no assoalho e em eletrodomésticos manterão um inventário, registrarão hábitos alimentares e vão monitorar o uso de medicamentos. Ao mesmo tempo, como espiões, enviarão dados para agências de marketing ávidas por dar uma espiada na vida dos cidadãos comuns.
Parece coisa de ficção científica, mas grande parte da tecnologia de identificação por freqüência de rádio (RFID, na sigla em inglês), que permite a marcação de pessoas e objetos a fim de que sejam rastreados, já existe. Novos e potencialmente invasivos modos de uso dela estão sendo patenteados, aperfeiçoados ou adotados.
A RFID combina computadores altamente miniaturizados com antenas de rádio a fim de transmitir para empresas de bancos de dados informações sobre a venda de produtos e sobre os compradores.
Atualmente, há microchips desse tipo dentro de algumas impressoras de computador, chaves e pneus de carro, na tampa de xampus e em etiquetas de roupas vendidas em lojas de departamento. Eles também se fazem presentes nos livros de bibliotecas e em cartões de pagamento que não entram em contato físico com as maquininhas de leitura -como o Blue, da American Express.
Aumentam a eficiência dos controles e combatem os furtos. Em contrapartida, podem facilitar o controle da população por órgãos governamentais e o acesso indevido a informações privadas. Nesta edição, saiba mais sobre esse sistema.


Próximo Texto: Tec-tec-tec
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.