UOL


São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENDEREÇOS ON-LINE

Na volta às aulas, rede vira professor virtual

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a volta às aulas, a internet deixa a diversão de lado e torna a ser uma ferramenta para ajudar o aluno do ensino fundamental ao médio a estudar.
Dois portais com links para várias disciplinas e atividades merecem visita especial. O Terra Educação (educaterra.terra.com.br) e o UOL Educação (noticias.uol.com.br/educacao) têm links para download de livros na íntegra, além de material exclusivo para quem é assinante dos respectivos provedores. No segundo, por exemplo, tem-se acesso ao conteúdo do dicionário "Aurélio".
O EducaRede (www.educarede.org.br) é voltado a pais, alunos e professores, com sites em vários assuntos ligados à educação. Clique no item EducaLinks e consulte páginas com dicas sobre questões ambientais.
Um portal que investiga tecnologias para melhorar o aprendizado é a Escola do Futuro da USP (www.futuro.usp.br). Nesse endereço, o aluno encontra a Biblioteca Virtual (www.bibvirt.futuro.usp.br), com mais de uma dezena de canais, que vão do "Estatuto da Criança e do Adolescente" a clipes de áudio de fatos históricos.
Clique em Novas obras de literatura para ter acesso à versão integral de autores da literatura brasileira e portuguesa.
Dois portais pagos, mas com algum material gratuito interessante para conferir, são o Klick Educação (www.klickeducacao.com.br) e o Educacional (www.educacional.com.br).
Para testar os conhecimentos de português, não deixe de visitar Nossa Língua Portuguesa, do professor Pasquale Cipro Neto, colunista da Folha (www.uol.com.br/linguaportuguesa). Consulte os temas de redação da Fuvest no Gramática (www.gramatica.com.br).
Um site sobre literatura brasileira, com entrevistas e links para páginas oficiais de escritores brasileiros é o Portal Literal ( portalliteral.terra.com.br).

Pesquisa
Apesar da má reputação da internet com sites de pedofilia e pornografia, a rede pode ser muito boa para crianças e adolescentes. É o que diz pesquisa realizada pela National Science Foundation. De acordo com os pesquisadores, a internet não reduz o contato social nem mina a comunicação com a família e amigos.
Segundo a professora Linda Jackson, da Michigan State University, responsável pelo levantamento, a internet aumenta a experiência na educação das crianças e adolescentes, levando-as à leitura. A pesquisa foi realizada com 140 crianças e 120 pais.


Texto Anterior: Conselho Federal é contra a prática
Próximo Texto: Softs em CD servem de complemento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.