São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

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Especialistas alertam para riscos

Marcelo Ximenez/Folha Imagem
Crianças de seis anos utilizam micros em escola de São Paulo


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Especialistas em educação ouvidos pela Folha acreditam que o uso precoce da tecnologia pode prejudicar o desenvolvimento das crianças. "Idealmente, computadores deveriam ser usados apenas por pessoas que têm mais de 17 anos de idade", afirma Valdemar W. Setzer, professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP.
Setzer é autor do artigo "Os Meios Eletrônicos e a Educação: Televisão, Jogo Eletrônico e Computador" (disponível para leitura no endereço www.ime.usp.br/~vwsetzer) e alerta para o que considera efeitos negativos presentes em crianças que usam computadores.
"As máquinas condicionam a forma de pensar das crianças, que passa a ser mais rígida, lógica e abstrata, ao invés de ser flexível e conectada com a realidade, inclusive dos sentimentos", disse Setzer. Também afirmou que "o principal na educação é a aquisição de capacidades e a maturação gradual das emoções, do intelecto, das habilidades artísticas e artesanais de cada criança. Nada disso depende de acesso a enormes quantidades de informação".

Programas inúteis
A formatação equivocada no jeito de pensar e agir também preocupa Carl Bereiter, diretor do Instituto de Conhecimento Inovação e Tecnologia da Universidade de Toronto, no Canadá.
Em entrevista por e-mail à Folha, Bereiter afirmou que "temos visto crianças de até dez anos se preocupando com perguntas notáveis e usando programas especiais para criação de teorias com trabalho coletivo. Porém a maioria dos softwares educacionais oferece apenas treino. Isso é inútil e não é educativo de uma maneira séria".
Os estudos do canadense podem ser lidos em www.ikit.org/people/bereiter.html. (JB)


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