São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software foca criança de 18 meses

JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Existem vários jogos e softwares para o público infantil disponíveis no mercado brasileiro, mas a idade mínima para o uso deles não é limitada uniformemente pelas produtoras e distribuidoras nacionais.
Nas prateleiras das lojas, estão à venda programas destinados a crianças com idade a partir de um ano e meio.
Para Vanessa Alexandre, supervisora do Serviço de Atendimento ao Cliente da distribuidora especializada Anasoft (www.anasoft.com.br), há uma precipitação em lançar títulos para tal público. "É muito complicado desenvolver um software para crianças de um ano de idade. Elas têm níveis de criatividade, de lógica e de concentração muito pequenos", diz.
Ela também adverte para os risco do uso precoce de computadores: "Isso força muito as crianças. Só dos três anos em diante é que já podemos considerar seguro".
Essa opinião não é compartilhada por Andréa Caran, diretora da Divertire (www.divertire.com.br), outra distribuidora voltada para o mundo infantil. "Quando falamos que o software é para crianças de 18 meses, as pessoas acham absurdo, mas o produto foi todo desenhado para eles. Quando a criança mexe no mouse, ela não precisa ter a coordenação motora fina para clicar exatamente sobre um ícone".
Andréa também afirma que seus filhos Bruno, 1, e Bruna, 3, usam os jogos de computador e considera ótimos os resultados alcançados por eles.
"Meu filho mais novo brinca no meu colo e, apesar de nem falar direito, ele canta, bate palmas e imita os os personagens na tela".
Apesar da falta de consenso das empresas em relação à idade mínima para começar, ambas garantem que os programas podem ser usados sem problemas pelas crianças. "O produto não exige supervisão dos pais, ele é feito para que a criança possa usá-lo sozinha. Porém se divertir com seus filhos é sempre um momento de convivência muito agradável", afirma Andréa Caran.


Texto Anterior: Iniciação na informática gera indecisão
Próximo Texto: Especialistas alertam para riscos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.