São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

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INTERNET

Ainda em versão de testes, o Clusty.com, lançado pela Vivísimo, agrupa por categorias os resultados das pesquisas

Serviço de busca tenta enfrentar Google

JOHN MARKOFF
DO "THE NEW YORK TIMES"

Os executivos do Google, há muito tempo, admitiram que um de seus maiores temores era o de serem surpreendidos por uma tecnologia mais avançada de busca na internet. A Vivísimo, uma empresa fundada por três cientistas de computação que já foram da Carnegie Mellon University, espera provar que as preocupações do Google têm fundamento. Ela acaba de lançar um serviço de buscas gratuito, o Clusty (clusty.com), que agrupa seus resultados por categoria.
A Vivísimo já tem um serviço comercial de buscas que faz isso. Se buscar, por exemplo, "swift boat", o Vivíssimo mostrará uma lista de 149 sites e uma tabela de categorias, como Swift Boat Veterans (Veteranos do Swift Boat, grupo que acusa o candidato a presidente John Kerry de mentir sobre sua atuação militar), John Kerry e Patrol Craft Fast (navio que patrulhou os canais vietnamitas sob o comando de Kerry), no lado esquerdo da página.

Blogues e noticiário
O novo serviço Clusty, que está em versão de testes (beta), usa uma estrutura organizacional semelhante. Mas também apresenta uma série de colunas que possibilitam ao usuário ver resultados oriundos de fontes externas à rede, incluindo informações sobre compras, páginas amarelas, notícias, blogues e imagens.
O serviço tenta resolver o problema da confusão que se cria quando mecanismos de busca apresentam listas enormes.
O agrupamento destina-se também a ajudar os usuários a encontrar material relacionado à pesquisa que eles podem não ver quando utilizam serviços que empregam métodos de classificação de páginas. Tais métodos usam muitos algoritmos de software para classificar páginas na internet levando em conta a sua relevância perceptível para uma determinada pergunta.
Diferentemente do início de muitas operações que são lançadas com financiamento de capital de risco, a Vivísimo foi criada com a ajuda de uma verba de US$ 1 milhão do programa National Science Foundation Small Business Innovation Research (Pesquisa para Inovação de Pequenas Empresas da Fundação Nacional de Ciências), que se destina a estimular a inovação por pequenas empresas.

Concorrentes
A Vivísimo não é a primeira a apresentar aos internautas a tecnologia de agrupamento. A Northern Light, uma empresa que opera um mecanismo de buscas e hoje se concentra em aplicativos comerciais, já ofereceu um serviço ao consumidor que apresenta o que ela chamou de "pastas de busca personalizada".
O Google também está usando a tecnologia de agrupamento, mas de uma forma mais limitada: a sua página de notícias possui links para tópicos que aparecem em outros sites de notícias.
A Microsoft e a Yahoo! envolveram-se em negócios relacionados a mecanismos de busca por causa, em parte, da lucratividade e do crescimento rápido das receitas do Google -US$ 962 milhões no trimestre findo em junho em comparação com os US$ 389 milhões do trimestre anterior.
O Clusty chega duas semanas depois que a A9, uma subsidiária da Amazon.com, lançou um serviço que se concentra na organização de informações obtidas em várias buscas.
Um porta-voz do Google não quis comentar o lançamento.


Tradução de Angela Caracik


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