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INTERNET
Ainda em versão de testes, o Clusty.com, lançado pela Vivísimo, agrupa por categorias os resultados das pesquisas
Serviço de busca tenta enfrentar Google
JOHN MARKOFF
DO "THE NEW YORK TIMES"
Os executivos do Google, há
muito tempo, admitiram que um
de seus maiores temores era o de
serem surpreendidos por uma
tecnologia mais avançada de busca na internet. A Vivísimo, uma
empresa fundada por três cientistas de computação que já foram
da Carnegie Mellon University,
espera provar que as preocupações do Google têm fundamento.
Ela acaba de lançar um serviço de
buscas gratuito, o Clusty
(clusty.com), que agrupa seus resultados por categoria.
A Vivísimo já tem um serviço
comercial de buscas que faz isso.
Se buscar, por exemplo, "swift
boat", o Vivíssimo mostrará uma
lista de 149 sites e uma tabela de
categorias, como Swift Boat Veterans (Veteranos do Swift Boat,
grupo que acusa o candidato a
presidente John Kerry de mentir
sobre sua atuação militar), John
Kerry e Patrol Craft Fast (navio
que patrulhou os canais vietnamitas sob o comando de Kerry), no
lado esquerdo da página.
Blogues e noticiário
O novo serviço Clusty, que está
em versão de testes (beta), usa
uma estrutura organizacional semelhante. Mas também apresenta
uma série de colunas que possibilitam ao usuário ver resultados
oriundos de fontes externas à rede, incluindo informações sobre
compras, páginas amarelas, notícias, blogues e imagens.
O serviço tenta resolver o problema da confusão que se cria
quando mecanismos de busca
apresentam listas enormes.
O agrupamento destina-se também a ajudar os usuários a encontrar material relacionado à pesquisa que eles podem não ver
quando utilizam serviços que empregam métodos de classificação
de páginas. Tais métodos usam
muitos algoritmos de software
para classificar páginas na internet levando em conta a sua relevância perceptível para uma determinada pergunta.
Diferentemente do início de
muitas operações que são lançadas com financiamento de capital
de risco, a Vivísimo foi criada
com a ajuda de uma verba de US$
1 milhão do programa National
Science Foundation Small Business Innovation Research (Pesquisa para Inovação de Pequenas
Empresas da Fundação Nacional
de Ciências), que se destina a estimular a inovação por pequenas
empresas.
Concorrentes
A Vivísimo não é a primeira a
apresentar aos internautas a tecnologia de agrupamento. A Northern Light, uma empresa que
opera um mecanismo de buscas e
hoje se concentra em aplicativos
comerciais, já ofereceu um serviço ao consumidor que apresenta
o que ela chamou de "pastas de
busca personalizada".
O Google também está usando a
tecnologia de agrupamento, mas
de uma forma mais limitada: a
sua página de notícias possui
links para tópicos que aparecem
em outros sites de notícias.
A Microsoft e a Yahoo! envolveram-se em negócios relacionados
a mecanismos de busca por causa,
em parte, da lucratividade e do
crescimento rápido das receitas
do Google -US$ 962 milhões no
trimestre findo em junho em
comparação com os US$ 389 milhões do trimestre anterior.
O Clusty chega duas semanas
depois que a A9, uma subsidiária
da Amazon.com, lançou um serviço que se concentra na organização de informações obtidas em
várias buscas.
Um porta-voz do Google não
quis comentar o lançamento.
Tradução de Angela Caracik
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