São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft transforma e-mail em disco virtual

DA REPORTAGEM LOCAL

Os discos virtuais gratuitos, serviços para armazenar na internet cópias dos seus arquivos mais importantes, estão escasseando. Ao mesmo tempo, os serviços de webmail (e-mail gratuito) oferecem cada vez mais capacidade. Sendo assim, por que não usar contas de webmail para arquivar documentos grandes ou compartilhá-los com outras pessoas?
Essa é a idéia do programa gratuito Peer2Mail (www.peer2mail.com), que é compatível com todos os serviços de correio. Depois de instalar o software, você escolhe qual documento deseja arquivar e digita o endereço da conta de e-mail que será usada.
O programa fraciona automaticamente o arquivo em pedaços menores -algo crucial, pois mesmo serviços de correio de alta capacidade, como o Gmail (gmail.google.com), impõem limites ao tamanho dos arquivos que podem entrar na conta- e também permite que os documentos sejam protegidos com uma senha.
Atenção: para iniciar a transmissão do arquivo, é preciso selecionar o primeiro fragmento (ele aparecerá na tela do Peer2Mail) e apertar o botão Send.
Quando você quiser recuperar o documento arquivado, basta fazer o download dos fragmentos (que estarão na caixa de entrada do e-mail) e acionar a função Merge do Peer2Mail.
O compartilhamento com outras pessoas é simples. Se você quiser mandar um arquivo para alguém, basta fornecer a essa pessoa, que também deverá ter o Peer2Mail instalado, a senha da conta de correio onde os fragmentos estão guardados.
Um detalhe negativo é que o programa só funciona em Windows 2000 ou XP (não aceita a versão Me e suas antecessoras).
Para usar o Peer2Mail é preciso, obviamente, ter uma conta de correio de alta capacidade. O melhor serviço do tipo é o Gmail, mas é preciso receber convite de um usuário para abrir conta.
Se você não tem convite, opte pelo Spymac (www.spymac.com/user.php?action=register) ou pelo Walla (www.walla.com), que oferecem o mesmo espaço do Gmail -1 Gbyte- e são gratuitos e abertos a todos os internautas. (BG)


Texto Anterior: Internet: Serviço de busca tenta enfrentar Google
Próximo Texto: Yahoo! realiza reforma em sua página inicial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.