São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartão de memória guarda 8 Gbytes

DA REDAÇÃO

A fabricante SanDisk anunciou, durante a Photokina, um cartão de memória com alta capacidade: 8 Gbytes. O preço do cartão, que é compatível com o padrão CompactFlash, é considerável (US$ 960), mas aponta para uma redução no custo das memórias portáteis -em 2003, um cartão de 4 Gbytes, então o de maior capacidade, custava mais de US$ 4.000.
A expansão das memórias é importante porque, com o aumento na resolução das câmeras, os arquivos digitais gerados pelas máquinas também ficam maiores.
Uma foto tirada com uma câmera amadora na resolução de 2 Mpixels, que proporciona qualidade suficiente para impressão doméstica no formato 10x15 cm, tem aproximadamente 350 Kbytes. Mas, ao contrário das câmeras domésticas, as máquinas profissionais comprimem pouco os arquivos -cada imagem pode ocupar até 50 Mbytes.

Tocador
A Epson (www.epson.com) mostrou na feira uma solução diferente para o problema do armazenamento de fotos: o P-2000, que é um aparelho portátil com disco rígido de 40 Gbytes.
Quando o cartão de memória da câmera estiver cheio (o P-2000 aceita os padrões CompactFlash e SecureDigital), basta inseri-lo no aparelho para descarregar as imagens. O portátil, cujo preço não foi divulgado, traz visor de 3,8 polegadas e também pode ser usado como tocador musical.


Texto Anterior: Imagem: Câmera digital ganha resolução e conexão sem fios com o micro
Próximo Texto: Imagem: Álbum virtual se liga a celular e blogue
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.