São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMAGEM

Gratuito, serviço Flickr aceita fotos de telefone com câmera e publica arquivos automaticamente em diário virtual

Álbum virtual se liga a celular e blogue

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Álbuns virtuais -serviços para guardar e exibir fotos on-line- há muitos, mas poucos têm a variedade de recursos do Flickr (www.flickr.com). Além de armazenar imagens, ele aceita arquivos enviados por e-mail, permite salvar fotos encontradas em sites e publica os arquivos no blogue (diário virtual) do usuário.
Apesar dessa sofisticação, usar o serviço, que é gratuito, não é complicado. Depois de se cadastrar -é preciso fornecer um endereço de e-mail válido-, clique em Upload photos para enviar as suas imagens. Se você quer mandar muitos arquivos de uma só vez, clique no link uploading tools e baixe o programa de transmissão, que tem versões compatíveis com Windows e Mac OS.
Outra opção é usar o recurso Bookmarklet, que funciona integrado ao navegador e serve para capturar imagens dos sites que você acessa. Clique em Send to Flickr e uma janelinha cinza será aberta. Arraste o link que está dentro dela para a barra de atalhos do seu navegador (o recurso funciona tanto com o Internet Explorer quanto com o Firefox).
Surgirá um novo botão no navegador. Quando você encontrar uma foto de que goste, basta clicar nesse botão e selecionar a imagem para que ela seja automaticamente adicionada à sua coleção.

Diário virtual
Quem tem um blogue também pode se beneficiar do Flickr. Se você quiser publicar uma foto da sua coleção no diário virtual, clique nela e aperte o botão Blog This. Há, naturalmente, a possibilidade de anexar um comentário escrito. O recurso funciona com oito tipos de blogue, entre eles o Blogger (www.blogger.com). Ao usá-lo pela primeira vez, é preciso digitar o seu nome de usuário e sua senha do diário virtual.
Outro recurso inovador é o recebimento de imagens por e-mail. Ele é útil porque facilita a transmissão de fotos do celular. Depois de entrar no Flickr (usando o PC), acesse www.flickr.com/profile_mailconf.gne e anote o endereço de e-mail que será exibido.
Quando você quiser guardar uma foto, bastará encaminhá-la (no celular ou no micro de mão) para esse endereço. O Flickr permite, inclusive, que as fotos transmitidas por e-mail sejam automaticamente publicadas no seu diário virtual -essa opção pode ser ativada na mesma tela de configuração do e-mail. O serviço também tem uma versão compacta para quem deseja ver imagens na tela do celular (flickr.com/mob).

Privacidade
Ao guardar uma foto, você pode especificar se ela será pública ou privada. Cada usuário pode criar vários grupos de pessoas e determinar quais fotos cada grupo poderá ver. Há três tipos de grupo: totalmente aberto, semiaberto (só os seus convidados podem acessar) e particular -exige convite e seu título fica escondido.
O Flickr não oferece nenhum recurso para retocar ou cortar imagens, o que é um deslize. Além disso, as fotos têm sua resolução diminuída. Para guardar cópias em alta resolução, é preciso pagar pelo serviço Flickr Pro, que custa US$ 41,77 anuais (dá aproximadamente US$ 3,50 por mês).
O Flickr não especifica um limite máximo de armazenamento, mas limita o upload (envio) de imagens mensal. Na versão gratuita, podem-se enviar 10 Mbytes por mês -o suficiente para aproximadamente 30 fotos com boa qualidade. Usuários da versão paga têm direito a transmitir 1 Gbyte. Nos dois casos, cada foto deve ter no máximo 5 Mbytes.


Texto Anterior: Cartão de memória guarda 8 Gbytes
Próximo Texto: Filmadora digital tem disco rígido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.