São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Câmeras digitais enfrentam a vida real

DESAFIO Teste de sete máquinas fotográficas digitais mostra como pequenos ajustes podem se traduzir em fotos melhores

PAULA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

De vez em quando, todo fotógrafo amador dá sorte: tira uma fotografia espetacular, daquelas que dá vontade de colocar no porta-retrato.
Mas boas fotos não dependem só de sorte. Duas coisas ajudam muito: escolher uma câmera apropriada para o tipo de foto que você pretende tirar e saber usar os recursos que ela oferece, em vez de tirar todas as fotos no modo automático.
Apesar da atenção dada pelas fabricantes e por muitos consumidores à quantidade de megapixels da máquina fotográfica, um número maior não se traduz em fotos melhores.
A não ser que você vá revelar suas fotos como pôsteres ou cortar e ampliar uma pequena área, algo em torno de 5 Mpixels é suficiente para fotos de 10x15 cm e um pouco maiores.

Além dos Mpixels
Vários fatores influem na qualidade das fotos que uma câmera digital é capaz de tirar: o tamanho do chip de captura de imagens, o processador da máquina fotográfica e a qualidade da lente, entre outros.
Além desses, os recursos que a máquina oferece também podem melhorar as fotos. Mesmo as menores câmeras digitais costumam ter modos especiais para situações como fotos à noite ou retratos.
Nesses modos, a câmera faz ajustes automaticamente para tentar evitar os problemas mais comuns que ocorrem em imagens nessas situações.
Algumas câmeras oferecem ajustes manuais também, em vários graus: permitem mudar o ISO (sensibilidade), ajustar o branco e até mesmo escolher manualmente a velocidade do obturador ou a abertura -ou as duas coisas.
Quem já acha que a câmera tem opções demais e que não vai usar tudo isso deve saber que, geralmente, um ou dois ajustes em cada situação já resultam em fotos visivelmente melhores.

Situações
Pensando nisso tudo, a Folha testou sete câmeras das principais fabricantes e as testou em três situações muito comuns: de muita luz natural, de pouca luz e de objetos ou pessoas em movimento.
Esses três testes tentaram reproduzir momentos que o fotógrafo amador encontra com muita freqüência.
Talvez as fotos mais tiradas sejam as com muita luz natural, até porque elas tendem a ficar mais bonitas, e os dias de sol parecem até dar vontade de sair clicando. Aqui estão englobadas as imagens tiradas no verão, ao ar livre, na praia, na piscina ou no parque.
Já a necessidade de fazer imagens com pouca luz, que normalmente exigem o uso do flash, aparecem nas festas de aniversário, dentro de casa e nas casas noturnas.
As fotos mais comuns em que o fotografado está em movimento são as de crianças pequenas brincando, as de animais e as tiradas em eventos esportivos.
Mas acontece também de o fotógrafo amador querer congelar movimentos como o de gotas d'água ou o das folhas de uma árvore no vento.

Testes
A reportagem solicitou às fabricantes que sugerissem modelos de câmeras para cada uma das situações. Depois, foram testadas duas ou três câmeras em cada situação.
Escolhemos a melhor foto tirada com cada câmera e ela foi impressa na HP Photosmart D7360, uma impressora fotográfica a jato de tinta, com papel fotográfico avançado também da HP.
Depois, as fotos tiradas na mesma situação foram comparadas e a melhor foi escolhida, com a ajuda do editor de fotografia da Folha, Toni Pires.
O blog do Informática (www.folha.com.br/circuitointegrado) traz hoje um texto de Pires sobre a avaliação das fotos de teste desta reportagem e sobre os principais problemas encontrados.
Você vê também no blog mais dicas de editores on-line de imagens e de recursos para fotografar melhor.

Avaliação
Todas as câmeras testadas são voltadas a amadores -nenhuma é profissional ou semiprofissional, apesar de algumas oferecerem variedade de ajustes manuais.
Foram testadas máquinas fotográficas das fabricantes Canon, Fuji, HP, Kodak, Pentax, Samsung e Sony.
Nos próximos textos, você poderá conferir como foram os testes, os recursos oferecidos por cada câmera e outras dicas para escolher a melhor máquina fotográfica para você e para tirar fotos melhores.


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Foto em movimento requer alteração na velocidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.