São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foto em movimento requer alteração na velocidade

DA REPORTAGEM LOCAL

As imagens em que o objeto está em movimento estão entre as mais difíceis de acertar para o fotógrafo amador. A primeira dificuldade é pegar o fotografado -prepare-se para várias fotos em que metade do corpo da pessoa ficará fora do quadro.
Outro problema é pegar o momento certo da ação. Essas duas dificuldades são agravadas pelo fato de que câmeras digitais têm uma pequena demora entre o momento em que se aperta o botão e o momento em que a foto é capturada.
Um meio de reduzir esse problema é saber que o botão de captura da câmera precisa ser apertado levemente para que o aparelho foque e faça os ajustes automáticos.
Para fotografar algo em movimento, o ideal é apertar o botão de captura bem antes e, com o dedo pressionando o botão, esperar. No momento certo, aperte o botão até o fim.
Mesmo assim, haverá uma pequena demora, que varia conforme a câmera. Com o tempo, o fotógrafo se acostuma com isso e compensa tirando a foto antes do momento.
As duas câmeras testadas nessa situação foram a Kodak P850 e a Canon S3 IS. Elas são câmeras maiores, com lentes com zoom mais forte -de 12x, nos dois casos.
Elas também oferecem vários controles manuais: é possível configurar a velocidade do obturador e a câmera calcula a abertura ideal ou vice-versa. Também é possível ajustar as duas coisas manualmente.
Nos testes, foram tiradas fotos com o modo Esporte e também ajustando o obturador para a velocidade máxima -1/3.200 segundo na Canon e 1/1.000 segundo na Kodak.
A melhor foto desse teste foi tirada com a Canon (ao lado). O movimento na foto foi congelado quase sem borrões.
Por outro lado, as fotos tiradas no modo Esporte com a Canon ficaram borradas -mesmo com movimento mais lento.
Já a Kodak apresentou pouca diferença entre as fotos tiradas no modo Esporte e as com a velocidade máxima do obturador -ambos capturaram imagens com poucos borrões.
Nas duas câmeras, as fotos tiradas no modo automático ficaram muito borradas. (PL)


Texto Anterior: Câmeras digitais enfrentam a vida real
Próximo Texto: Sites trazem dicas de fotografia e editam imagens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.