São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMEAÇAS

COMPARATIVO
MICROSOFT FICA EM ÚLTIMO LUGAR

O OneCare foi o pior dos 17 antivírus testados pelo AV-Comparative (www.av-comparatives.org). Quem se saiu melhor na avaliação foi o AntiVirusKit, que conseguiu barrar 99,45% das ameaças. O TrustPort AV chegou perto, com 99,36%. Nenhum dos antivírus famosos teve desempenho semelhante. O Norton Antivirus, com 96,83%, e o McAfee VirusScan, com 91,63%, escorregaram. O OneCare detectou 82,40% das ameaças.

VAI COMEÇAR...
Outra vulnerabilidade foi descoberta no Windows Vista. Agora, segundo a empresa eEye Digital Security, a falha é de gravidade moderada. Graças a um defeito na programação do sistema, o usuário de uma conta limitada pode realizar tarefas para as quais não tem autorização. Em fevereiro, uma brecha no Windows Defender comprometia o sistema.

VÍRUS BLOGUEIRO
Depois de infectar um PC, uma nova variante da praga StormWorm coloca links nos comentários ou nos posts que o usuário publica em blogs. O link serve como arapuca para o download de softs de invasão.

COQUELUCHE 1
A praga Nyxem é a mais ativa do mundo, segundo medição da Trend Micro realizada em fevereiro último. No ranking que listou as dez maiores ameaças do período, o Netsky aparece em segundo e em terceiro. No Brasil, o vírus, junto com as suas variantes, é o que mais infectou os usuários.

COQUELUCHE 2
Na análise da empresa de segurança Fortinet, a ameaça mais ativa da rede em fevereiro, no Brasil, foi o BankFraud.E. Como o nome da praga já diz, a intenção do código malicioso é usar e-mails com conteúdo falso para enganar internautas e roubar informações bancárias.

INIMIGO ÍNTIMO
Durante a conferência de hackers Black Hat, nos EUA, a NGS Software apresentou um estudo dizendo que várias peças do PC podem carregar códigos nocivos. O diretor de pesquisas da NGS, John Heasman, mostrou como uma placa de vídeo pode guardar um rootkit, soft malicioso para invasão.

MAÇÃ PODRE
Outra ponto alto da Black Hat foi a invasão de um MacBook por meio de uma rede sem fio. O feito, já exibido antes pelo especialista em segurança David Maynor, havia sido contestado pela Apple. Coube a Maynor provar novamente que o sistema tinha falhas.

10
meses de prisão, uma multa de cerca de US$ 100 mil e três anos sob supervisão de agentes policiais. Essa foi a pena que a Justiça norte-americana impôs aos três homens que invadiram a rede da empresa LexisNexis e roubaram dados do celular da modelo e atriz Paris Hilton.

109%
foi o aumento do volume de mensagens indesejadas no último ano, de acordo com a IronPort Systems. O spam representa 33,1% do tráfego da internet. Em novembro passado, houve um pico de e-mails desse tipo: foram 80 bilhões.


Texto Anterior: Segurança: Pacotes de proteção reforçam antivírus
Próximo Texto: Consumo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.