São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

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Consumo

À caça da mulher

Fabricantes investem em eletrônicos voltados às consumidoras

Mariana barros
DA REPORTAGEM LOCAL

Na véspera da comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, é bom avisar que os diamantes não encabeçam mais a lista de presentes femininos: o que elas querem mesmo são produtos eletrônicos.
De acordo com um estudo divulgado na semana passada pela C EA (Consumer Electronics Association), uma das principais entidades norte-americanas sobre consumo de eletrônicos, são as mulheres, e não os homens, a clientela mais ávida por novidades tecnológicas, principalmente as sem fio.
O valor total das compras feitas por mulheres nessa categoria de produtos é de US$ 55 bilhões, enquanto os homens gastaram US$ 41 bilhões. Mesmo quando não saem da loja com sacolas nas mãos, são elas que determinam a compra em 90% das vezes, segundo dados da associação.
Apesar de ganharem menos que seus companheiros ûem 2005, era cerca de US$ 0,78 para cada US$ 1 ganho por um homem, nos EUAû, muitas vezes são elas quem administram o orçamento doméstico.
A CEA estima que exista no mercado uma variedade de mais de 1 bilhão de portáteis tecnológicos, o que faz com que a disputa entre as fabricantes desses produtos seja ainda mais acirrada.
Para garantir sua fatia de mercado, essas empresas investem no desenvolvimento de produtos voltados a nichos específicos, entre os quais o público feminino high-tech.
Saem o prata e o preto; entram o pink, as estampas e os brilhos. Coincidência ou não, depois que a Apple lançou a linha multicolorida do iPod mini, em 2004, viu suas vendas crescerem 74% no último trimestre daquele ano.
Enquanto o peso da boa aparência aumenta, diminui o peso real dos aparelhos. Os portáteis ficam mais enxutos e leves para poderem ser carregados com conforto nas bolsas femininas.
O número de mulheres que ganham mais de US$ 100 mil mais do que triplicou na última década, segundo dados de 2005 da Employment Policy Foundation, o que contribuiu para colocar as consumidoras no olho do furacão do mercado de eletrônicos.
Um estudo realizado pela Oxygen Network com 1.700 mulheres entre 15 e 49 anos revelou que elas preferem um iPod a um pretinho básico e que trocariam sapatos de grife por um celular topo de linha. Até o diamante perdeu a vez na preferência feminina: de acordo com a pesquisa, são as televisões as novas melhores amigas que uma mulher pode ter.


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