São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2008

Próximo Texto | Índice

Caem os preços

A alta definição encontra televisões de tela plana mais baratas no Brasil

Divulgação


GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

A dona da sala cresceu, está mais fina, sofisticada e barata. Levantamento feito pela Folha verificou uma redução de preço de cerca de 22% para televisores full HD de 46 e 52 polegadas nos últimos seis meses e de 24% para aparelhos de alta definição (mas não total) de 32 polegadas.
A queda de preços é um dos fatores para fazer crescer a venda dos televisores de tela plana, principalmente os modelos LCD (tela de cristal líquido). Entre março de 2007 e março de 2008, as vendas de LCD aumentaram 276%; as de televisores de plasma, 51%. Para este ano, o aumento esperado é de 130%, considerando-se as duas telas. Os dados são da consultoria GfK (www.gfkms.com.br).
Outras luzes foram jogadas sobre a alta definição nos últimos seis meses: a vitória do Blu-ray -com qualidade full HD- como sucessor do DVD, e a chegada, no país, da TV digital, que também pode ter alta definição.
A sofisticação tem um preço que não se mede só em reais, mas em siglas, palavras cifradas: full HD, 720p, plasma. Desconhecê-las pode resultar em decepção.
Aos fatos: um aparelho com o adesivo HD ready (pronto para alta definição, em português) pode não ostentar toda a qualidade do Blu-ray. E o conversor digital embutido em aparelhos atuais não será compatível com o Ginga, o sistema que proverá a interatividade na TV digital.
Confira, nesta edição, dicas para encontrar um aparelho que cumpra as expectativas.


Próximo Texto: TV digital ainda tem restrições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.