São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV digital ainda tem restrições

Transmissões abertas limitam-se às cidades de São Paulo, BH e Rio de Janeiro em estágios diferentes

DA REPORTAGEM LOCAL

O aparelho de televisão está pronto para a alta definição total, ou full HD, mas a variedade de conteúdo disponível para essa qualidade hoje é restrita.
Para sintonizar TV digital em alta definição, é necessário ter antena UHF, além de um conversor de sinal digital, ou set-top box.
Essas caixinhas custam a partir de R$ 500, mas nem todas fazem a conversão do sinal em 1.080 linhas.
Esse é o número que representa a melhor alta definição para o consumidor final. Os aparelhos compatíveis em geral vêm com a etiqueta full HD (alta definição plena).
Também é importante saber que o conversor, seja embutido na TV, seja avulso, não é compatível com o futuro sistema de interatividade Ginga, cuja data oficial de lançamento ainda não foi anunciada.

Redes de TV
A RedeTV! transmite toda a sua programação em alta definição para TV digital, com exceção dos horários contratados por terceiros.
A Globo transmite jogos de futebol, a novela "Duas Caras", filmes e séries próprias, além de, eventualmente, outros programas.
Toda a programação da Band entre 18h e 1h é em alta definição. O SBT e a Record transmitem filmes com essa qualidade. A Record também reprisa a primeira temporada da série norte-americana "Heroes" em alta definição.
Por enquanto, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte têm transmissões digitais em estágios diferentes.

TV paga
A Net possui o decodificador Net Digital HD, que reproduz canais da rede aberta em alta definição, além do canal Globosat HD.
A TVA anunciou para junho um decodificador com conversor digital e o canal pago em alta definição de filmes e séries HBO HD.
A Sky planeja lançar até o início de 2009 um decodificador para sinal de alta definição. (GVB)


Texto Anterior: Caem os preços
Próximo Texto: Tec-tec-tec: Microcelebridades mudam conceito de fama na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.