São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2008

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Com boas melhorias, jogo se supera

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando o jogo original chegou, há aproximadamente dez anos, chamou a atenção muito mais por causa da violência, que alguns consideraram excessiva, do que pela qualidade. Hoje, embora o sangue continue, Grand Theft Auto IV arranca nota 10 de sites respeitados, como IGN e GameSpot.
No início, GTA apresentava gráficos modestos mesmo para a época, com uma perspectiva de visão aérea, mas foi quando migrou para o 3D, a partir da terceira versão, que a série deslanchou. A idéia de dar ao jogador um mundo aberto para explorar com extrema liberdade vingou, inspirando diversos "clones" nos anos seguintes -dentre eles, Mafia e Driver.
Agora, Grand Theft Auto IV proporciona não apenas os melhores momentos da franquia, mas do entretenimento eletrônico de uma forma geral. Do momento em que Niko Bellic desembarca (ilegalmente) em Liberty City até a conclusão do modo para um jogador, são dezenas de horas de diversão de um jogo que parece nem ter final, pois a impressão que se tem é que sempre há algo a fazer na Nova York de GTA.
A nova versão mantém um mundo aberto à exploração do jogador, envolvido com toda a sorte de atividades criminosas, mas melhora o sistema de combates: agora há uma trava automática de mira e a possibilidade de se esconder atrás de paredes ou objetos do cenário.
Grand Theft Auto IV também apresenta um enredo sólido. Contribuem para isso uma recriação fiel e viva de Nova York, personagens carismáticos e marcantes e as possibilidades de interagir com eles, seja por meio do telefone celular, seja por sites da "internet de GTA". Imagine, por exemplo, conhecer e marcar encontros com garotas por um site de relacionamentos? Se a moçoila for enfermeira e o clima rolar, Niko pode até garantir ajuda em momentos de aperto.
Grand Theft Auto IV marca a estréia do multijogador (ao menos, implementado por vias oficiais) na série; há suporte para até 16 participantes. (TA)

CRIATURAS DE SPORE
O novo projeto de Will Wright, criador de The Sims, chega só em setembro, mas em junho sairá o editor de criaturas de Spore. Com ele, você poderá modelar, pintar e brincar com os bichos do simulador de vida. A versão integral vai custar US$ 9,99; a demo, que inclui 25% das funcionalidades do completo, será gratuita.

PRINCE OF PERSIA
Mais um capítulo da série, com versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 -e uma especial para o Nintendo DS-, deve sair até o final do ano, marcando a estréia do clássico criado por Jordan Mechner na atual geração de videogames.


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