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Com boas melhorias, jogo se supera
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Quando o jogo original chegou, há aproximadamente dez
anos, chamou a atenção muito
mais por causa da violência,
que alguns consideraram excessiva, do que pela qualidade.
Hoje, embora o sangue continue, Grand Theft Auto IV arranca nota 10 de sites respeitados, como IGN e GameSpot.
No início, GTA apresentava
gráficos modestos mesmo para
a época, com uma perspectiva
de visão aérea, mas foi quando
migrou para o 3D, a partir da
terceira versão, que a série deslanchou. A idéia de dar ao jogador um mundo aberto para explorar com extrema liberdade
vingou, inspirando diversos
"clones" nos anos seguintes
-dentre eles, Mafia e Driver.
Agora, Grand Theft Auto IV
proporciona não apenas os melhores momentos da franquia,
mas do entretenimento eletrônico de uma forma geral. Do
momento em que Niko Bellic
desembarca (ilegalmente) em
Liberty City até a conclusão do
modo para um jogador, são dezenas de horas de diversão de
um jogo que parece nem ter final, pois a impressão que se
tem é que sempre há algo a fazer na Nova York de GTA.
A nova versão mantém um
mundo aberto à exploração do
jogador, envolvido com toda a
sorte de atividades criminosas,
mas melhora o sistema de combates: agora há uma trava automática de mira e a possibilidade de se esconder atrás de paredes ou objetos do cenário.
Grand Theft Auto IV também apresenta um enredo sólido. Contribuem para isso uma
recriação fiel e viva de Nova
York, personagens carismáticos e marcantes e as possibilidades de interagir com eles, seja por meio do telefone celular,
seja por sites da "internet de
GTA". Imagine, por exemplo,
conhecer e marcar encontros
com garotas por um site de relacionamentos? Se a moçoila
for enfermeira e o clima rolar,
Niko pode até garantir ajuda
em momentos de aperto.
Grand Theft Auto IV marca a
estréia do multijogador (ao menos, implementado por vias
oficiais) na série; há suporte para até 16 participantes.
(TA)
CRIATURAS DE SPORE
O novo projeto de Will
Wright, criador de The Sims,
chega só em setembro, mas em
junho sairá o editor de criaturas de Spore. Com ele, você poderá modelar, pintar e brincar
com os bichos do simulador de
vida. A versão integral vai custar US$ 9,99; a demo, que inclui
25% das funcionalidades do
completo, será gratuita.
PRINCE OF PERSIA
Mais um capítulo da série,
com versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 -e uma especial para o Nintendo DS-, deve
sair até o final do ano, marcando a estréia do clássico criado
por Jordan Mechner na atual
geração de videogames.
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