São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FANÁTICOS POR SOM

Colecionar MP3 torna-se hobby

Jorge Araújo/Folha Imagem
O estudante de veterinária Fábio Hossoi, que tem mais de 200 mil músicas em MP3, mantém seus arquivos gravados em CDs


DA REPORTAGEM LOCAL

Há pessoas que tornaram o ato de colecionar MP3 um passatempo. Tal como colecionadores de moedas, selos ou cartões telefônicos, eles organizam suas coleções, separam por pastas, renomeiam arquivos dentro de um padrão e buscam raridades para enriquecer a coleção.
Aliás, músicas difíceis de encontrar são a paixão do coordenador de marketing Luiz Fernando Simardi Barroso, 48. Com uma vasta coleção de LPs e CDs, ele usa a rede para adquirir as músicas que não tem: "Lembro de músicas que ouvia no rádio e então vou atrás", conta.
O estudante de veterinária Fábio Hossoi, 25, possui uma coleção gigantesca. Tem 200 mil MP3, que ele afirma serem legalizados: "Quase todas são músicas independentes". Detalhe: Hossoi costuma fazer backup de todas as músicas, armazenando-as em CDs.
Organização é a ordem na coleção do publicitário Andrey Hurpia da Rocha, 25. Ele possui cerca de 1.800 arquivos MP3, todos gravados em CDs.
Além de renomear arquivos que vêm sem acentos ou cedilha, ele costuma reorganizar sua coleção periodicamente: "Coloco tudo no disco rígido, gravo novos CDs e dou fim nos antigos". Andrey prefere os CDs aos tocadores portáteis: "Os mais baratos têm pouco espaço e os que têm espaço são caros", explica. (FB)


Texto Anterior: Qualidade é medida em Kbps
Próximo Texto: Teste USP: Freedows ajuda a ir para o Linux
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.