São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor reclama pela internet

DA REPORTAGEM LOCAL

A demora na resolução de problemas com eletrônicos faz com que consumidores usem a internet para protestar contra as marcas que são motivo de dor de cabeça.
O site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) se define como o espaço do consumidor na internet, onde ele "pode exercer sua cidadania expressando sua reclamação quanto a atendimento, compra, venda, produtos e serviços".
Após um cadastro, o usuário manda sua reclamação. O site a envia por e-mail à parte reclamada, desde que o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa seja cadastrado.
O Reclame Aqui recebe cerca de 4.000 reclamações por dia, segundo Maurício Vargas, diretor-geral do site, que também conta com uma área de ranking, em que aparecem as empresas que têm mais reclamações, as que mais respondem ao consumidor, as que menos respondem, as que não são recomendadas, entre outras.
"Uma das reclamações mais recorrentes é que o consumidor envia o produto para a assistência técnica ainda no prazo de garantia. Mas a assistência demora mais do que 30 dias para dar o resultado, diz que não tem peça. E o consumidor perde a garantia, o que gera outra reclamação", afirma.
No Twitter (www.twitter.com), já virou costume reclamar de empresas. Usuários colocam um sinal de jogo da velha antes do nome da marca e fazem queixas. Experimente buscar o nome de marcas conhecidas no mecanismo de busca do site, o Twitter Search (search.twitter.com).

Problema
Henrique D'Agostini, 28, criou o blog HProblema (www.hproblema.blogspot.com) para relatar todos os passos que percorreu depois que seu HP Pavilion, comprado na Alemanha e com um mês de uso, queimou.
"Chegando aqui ao Brasil, [o computador] não ligou mais, fica sempre em stand by, deixei em uma assistência técnica autorizada, onde, depois de nove dias, não haviam me ligado para dar o parecer técnico", escreveu em seu primeiro post, de abril de 2008.
O publicitário afirma que o diagnóstico foi um problema na placa-mãe. "[O atendente] cogitou que uma nova custa uns R$ 2.500. Garantia não existe?!?", escreveu.
No post mais recente, de março, D'Agostini resume que, em um ano e meio, o seu computador já queimou seis vezes.
À Folha ele disse que já tirou da HP mais de 20 consumidores de notebooks. "Meu problema não vai terminar em um processo, ele vai além", disse. Procurada pela Folha, a HP disse que prefere não comentar sobre o blog.
(DA)


Texto Anterior: Empresas detalham atendimento a clientes
Próximo Texto: Nunca Mais reúne reclamações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.