São Paulo, quarta-feira, 08 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atualizar o sistema operacional ajuda a reduzir travamentos do PC

DA REPORTAGEM LOCAL

Enfrentar problemas porque o computador "deu pau" é algo bastante comum entre os usuários. Infelizmente, quem usa o sistema operacional Windows 95, 98 ou Me não encontrará uma saída definitiva: como se baseiam no antigo MS-DOS, essas versões são instáveis por natureza.
Os programas do tipo Crash Guard, que prometem reduzir o número de travamentos, raramente funcionam. Para melhorar a confiabilidade do PC, a solução mais eficaz é atualizá-lo para um sistema moderno, como o Windows 2000/XP ou o Linux.
Apesar disso, existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir a frequência de "paus".
Uma delas é reduzir o número de programas que ficam ativos em segundo plano. Quando são instalados, alguns softs colocam ícones na bandeja do sistema (setor ao lado do relógio do Windows). Isso significa que eles ficam abertos mesmo que não estejam sendo usados, o que deixa o PC lento e pode causar conflitos.
Para eliminar alguns deles, clique em Iniciar e Executar e digite msconfig. Em seguida, clique em Inicializar e desmarque os programas listados (exceto antivírus e drivers de impressora).
Também vale a pena fazer um backup do sistema antes de instalar programas ou drivers, pois isso facilita sua eventual remoção. Os usuários de Windows Me e XP podem ativar o recurso de restauração embutido no sistema (clique em Iniciar, Programas, Acessórios e Ferramentas de sistema). Micros com outras versões podem usar o EasyClean, que pode ser testado gratuitamente (www.bkedv.de/easyclean.html).

Inconveniências
As configurações padrão do Windows e de alguns programas tendem a chatear o usuário ou atrapalhar o seu trabalho.
Uma das mais enervantes é a detecção de erros do Windows XP: depois que um software trava, o sistema pergunta se você deseja enviar uma descrição do problema à Microsoft, que usaria a informação "para aprimorar produtos futuros".
Se você não acredita nessa promessa, desligue o recurso: clique com o botão direito do mouse em Meu computador, selecione Propriedades e Avançado e aperte Relatório de erros. Para completar, marque a opção Desativar.
Quem acha os barulhos do Windows irritantes deve clicar em Iniciar, Configurações, Painel de controle e Sons. Na janela exibida, abra a guia Sons e escolha a opção Sem som no campo Esquema.
Atenção: para que as instruções funcionem no Windows XP -e para facilitar a configuração do micro-, clique em Alternar para o modo de exibição clássico quando abrir o Painel de controle.
A inconveniência do editor de texto Word também pode ser controlada. Para se livrar do Assistente do Office (personagem animado que interrompe o usuário com sugestões pouco úteis), clique nele com o botão direito, escolha Opções e desmarque o item Usar. Para evitar que o Word fique mexendo no seu texto, clique em Ferramentas e AutoCorreção e desmarque todas as opções das guias AutoCorreção e AutoFormatação ao digitar.



Texto Anterior: Fabricantes divulgam instruções confusas
Próximo Texto: Hugo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.