São Paulo, quarta-feira, 08 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

Placa de vídeo pode dar produtividade

JOSÉ ANTONIO RAMALHO

"Tinha um PC K6 II de 500 MHz com disco rígido de 5 Gbytes e 128 Mbytes de memória. Não estava satisfeito com o desempenho dele com os programas Photoshop, PageMaker e Dreamweaver e resolvi comprar um Athlon de 1,2 GHz com disco de 20 Gbytes e 256 Mbytes de memória. Imaginei que teria um PC bem superior, mas não percebo grandes diferenças. Há algo de errado?" (Jamil Marques)

Resposta - Sua dúvida é compartilhada por muitos leitores que esperam obter ganhos de performance excepcionais com a troca do equipamento. Infelizmente, o desempenho em MHz pode não significar maior produtividade. Seria como trocar um carro 1.0 por um outro 2.0. Embora tenha dobrado a potência do motor, o motorista não vai chegar em casa mais cedo. O trânsito continua igual, o que impede o uso de toda a velocidade. No micro, essa situação é bem real. Uso duas máquinas: um Pentium II de 266 MHz (para escrever textos) e um Pentium 4 de 1,4 GHz (como servidor de acesso à internet). Gasto o mesmo tempo para escrever em ambas, pois a velocidade de digitação está limitada à minha habilidade de teclar. Ao navegar pela internet, essas duas máquinas possuem velocidade similar, pois compartilham a mesma conexão. Caso trabalhe com editoração eletrônica, uma placa de vídeo com mais memória e velocidade instalada num micro menos potente poderá tornar a aplicação gráfica mais veloz. É claro que na máquina mais potente operações relativas ao processador serão executadas mais rapidamente, mas, dependendo das suas aplicações, o ganho será pouco expressivo.

"Tenho um scanner e queria aprender a copiar uma foto e a usá-la como fundo de uma carta." (Joji Shiba)

Resposta - Se estiver usando o Word, faça o seguinte: na versão 2002 ou XP, clique no menu Formatar, selecione Plano de fundo e escolha Marca-d'água impressa. Na caixa de diálogo que se abre, selecione Marca-d'água de figura e clique no botão Selecionar figura, dizendo o local e o nome da imagem que foi escaneada.
Com o Word 2000, vá ao menu Exibir, clique em Cabeçalho e rodapé e em Mostrar/ocultar texto do documento para ocultar o texto e os elementos gráficos no documento principal.
Insira a imagem desejada pelo menu Inserir/Figura/Do arquivo. Clique com o botão direito sobre a figura, selecione Formatar e clique na guia Layout. Selecione o ícone Atrás.
Feche a caixa, clique e arraste a imagem para a posição onde deseja que apareça. Clique na imagem para aparecer o menu Figura, selecione o ícone Controle da imagem e Marca-d'água. Na barra de ferramentas Cabeçalho e rodapé, clique em Fechar.


CORRESPONDÊNCIA

E-mail: canalaberto@uol.com.br
(necessário nome completo)

Correio

Folha Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP



Texto Anterior: Teste: Extigy destaca-se por versatilidade
Próximo Texto: Segurança: Navegador expõe arquivos do micro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.