UOL


São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software tem função oculta, diz relatório

DA REPORTAGEM LOCAL

O ataque aos programas de comunicação pessoal, como o ICQ, e aos softwares de troca de arquivos (como o KaZaA) é uma tendência na internet: segundo um relatório divulgado pela empresa de antivírus Symantec, 19 das 50 piores pragas digitais do último semestre se alastraram por meio dos comunicadores e também nas redes de troca de arquivos.
Uma rede de troca de arquivos foi acusada de colocar em risco os PCs de seus usuários. Em agosto, os criadores do programa EarthStation 5 (www.earthstationv.com) chamaram a atenção dos internautas prometendo um sistema de troca de arquivos totalmente anônimo e imune a ações legais, pois seria controlado de Jenin, na Palestina.
Mas, na semana passada, surgiu uma acusação preocupante: segundo relatório publicado em lists.netsys.com/pipermail/full-disclosure/2003-October/011339.html, o EarthStation 5 tem um recurso escondido que permite destruir remotamente todos os arquivos dos usuários.
Procurado pela reportagem, o criador do programa admitiu a acusação, mas disse que a inclusão do código que permite apagar arquivos não foi proposital e afirmou que o software não oferece riscos ao micro. (BG)


Texto Anterior: Empresa muda estratégia antifalhas
Próximo Texto: Download: Linux funciona direto do CD e não altera micro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.