São Paulo, quarta-feira, 08 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como arrumar sua discoteca

DA REPORTAGEM LOCAL

Ter mais músicas no computador não significa obrigatoriamente ter dificuldades para encontrar aquilo que você realmente quer.
Embora a bagunça criada por diferentes programas de download e pelos tocadores possa irritar, também existem maneiras fáceis de organizar o conteúdo multimídia do seu computador.
O primeiro passo é guardar todos os arquivos de um formato na mesma pasta. O Windows oferece, dentro do diretório Meus documentos, as opções Minhas músicas e Meus vídeos, que são fáceis de lembrar.
Outra dica para manter os documentos organizados é criar listas de execução, que, em inglês, são chamadas playlists. Representadas por pequenos arquivos, as listas funcionam como uma espécie de mapa para o tocador.
Elas informam onde estão guardadas as canções ou os vídeos e qual é a ordem em que eles devem ser tocados. O formato M3U é o mais comum para playlists de músicas. Ele é aceito pelos tocadores mais populares, como o Windows Media Player e o Winamp.

Bagunça arrumada
Usar buscadores pessoais é outra saída para não perder arquivos na imensidão do seu disco rígido. O programa mais popular dessa categoria é o Google Desktop Search (grátis, em desktop.google.com). Usando o navegador como meio de interação com o usuário, o Desktop Search funciona como o famoso portal de busca.
O banco de dados da versão doméstica do Google, porém, é formado por um índice dos arquivos contidos no disco rígido. Dessa forma, é possível encontrar qualquer documento com agilidade. Para que o Desktop Search encontre arquivos MP3 é preciso instalar um acessório disponível gratuitamente no endereço desktop.google.com/plugins.
O novo Windows Media Player e o iTunes (grátis, em www.apple.com/itunes/download) têm buscadores incorporados ao seus menus. Os dois encontram as músicas de forma instantânea, enquanto o usuário digita as letras da palavra-chave. É preciso, antes, incluir as músicas na biblioteca dos softs.
Há também programas organizadores específicos para completar e para corrigir as informações de cada música. Um bom exemplo é o gratuito The GodFather (users.otenet.gr/~jtcliper/tgf). Ele reconhece arquivos nos formatos mais populares e faz alterações em várias músicas de uma só vez, agilizando a tediosa tarefa de renomear arquivos.
Quem for preguiçoso demais para começar a organizar a coleção pode simplesmente trocar de sistema operacional. O Mac OS X e o Windows Vista usam buscadores pessoais integrados. Isso quer dizer que, mesmo sem saber em qual pasta um arquivo está, o usuário pode realizar uma pesquisa rápida e encontrar o conteúdo, onde quer que ele esteja. (JB)


Texto Anterior: Música: Media Player 11 vem com buscador rápido de músicas
Próximo Texto: Família do iPod ganha mais dois integrantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.