|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
reportagem de capa
Carros são plataforma de alta tecnologia
BANHEIRA DE LUXO Empresas usam veículos adaptados para mostrar sistemas de som e navegação por computador
DO ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS
No pavilhão norte do Las Vegas Convention Center, não se
vêem televisores e é menos
conturbada a passagem pelos
corredores.
Aqui, a alta definição é de outro calibre, o dos motores, das
rodonas, das cores metálicas,
do design aerodinâmico de bólidos do passado e de hoje
-caminhões monstruosos para enfrentar qualquer terreno e
ainda dar risada, ou diáfanos
velocistas que quase voam no
asfalto.
Mas eles não estão aqui para
mostrar sua força, cavalos-vapor ou quejandos. Não passam
de plataformas, supersofisticadas prateleiras para não menos
hipersofisticados sistemas de
entretenimento veicular -para
utilizar o jargão do mercado
que identifica rádios, DVDs e
computadores de bordo.
Em um dos acessos ao território do som viajante, o visitante já sofre o impacto de ver as linhas e curvas de um Bel-Air
1956 mais azul que a mais azul
camiseta do Grêmio.
O carro clássico serve de base
para demonstração do sistema
KOS-V1000, uma central de
entretenimento veicular, que
controla um supersistema de
som, DVD e de navegação, tudo
montado pela Kenwood.
Som em qualquer terreno
Logo depois, chama a atenção uma camionete literalmente tomada por telas de cristal líquido e caixas de som. É um
Buick que está sendo usado pela Eclipse para mostrar som de
altíssima qualidade.
Também para mostrar seu
som, a Hifonics equipou um
Hummer que atravessa qualquer terreno.
Depois de passar por alguns
estandes do mesmo gênero, em
que os carros dominavam, a
pergunta era: será que alguém
prestava atenção no que o expositor queria demonstrar?
Talvez isso fosse o menos importante mesmo para o expositor, pois alguns levaram até
"pin-ups" para seus estandes, e
filas se formavam com visitantes ávidos por receber um pôster autografado pela própria
garota seminua que embelezava o cartaz.
Para o futuro
Mas também havia carros futuristas. Era esperada para ontem, depois do fechamento
desta edição, a apresentação de
um carro-conceito da GM, um
Cadillac movido a hidrogênio.
O Provoq, de cinco passageiros,
terá autonomia de 460 quilômetros. Com células no teto para captação de energia solar, será possível garantir o funcionamento dos sistemas de iluminação interna e de som.
A empresa não divulgou data
de lançamento nem previsão
de preço.
(RL)
Texto Anterior: Reportagem de capa: Gestos e voz devem ser controles do futuro digital, diz Bill Gates Próximo Texto: Do celular: Por Bluetooth e USB, Polaroid impreme fotos Índice
|