São Paulo, quarta-feira, 09 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Carros são plataforma de alta tecnologia

BANHEIRA DE LUXO Empresas usam veículos adaptados para mostrar sistemas de som e navegação por computador

DO ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

No pavilhão norte do Las Vegas Convention Center, não se vêem televisores e é menos conturbada a passagem pelos corredores.
Aqui, a alta definição é de outro calibre, o dos motores, das rodonas, das cores metálicas, do design aerodinâmico de bólidos do passado e de hoje -caminhões monstruosos para enfrentar qualquer terreno e ainda dar risada, ou diáfanos velocistas que quase voam no asfalto.
Mas eles não estão aqui para mostrar sua força, cavalos-vapor ou quejandos. Não passam de plataformas, supersofisticadas prateleiras para não menos hipersofisticados sistemas de entretenimento veicular -para utilizar o jargão do mercado que identifica rádios, DVDs e computadores de bordo.
Em um dos acessos ao território do som viajante, o visitante já sofre o impacto de ver as linhas e curvas de um Bel-Air 1956 mais azul que a mais azul camiseta do Grêmio.
O carro clássico serve de base para demonstração do sistema KOS-V1000, uma central de entretenimento veicular, que controla um supersistema de som, DVD e de navegação, tudo montado pela Kenwood.

Som em qualquer terreno
Logo depois, chama a atenção uma camionete literalmente tomada por telas de cristal líquido e caixas de som. É um Buick que está sendo usado pela Eclipse para mostrar som de altíssima qualidade.
Também para mostrar seu som, a Hifonics equipou um Hummer que atravessa qualquer terreno.
Depois de passar por alguns estandes do mesmo gênero, em que os carros dominavam, a pergunta era: será que alguém prestava atenção no que o expositor queria demonstrar?
Talvez isso fosse o menos importante mesmo para o expositor, pois alguns levaram até "pin-ups" para seus estandes, e filas se formavam com visitantes ávidos por receber um pôster autografado pela própria garota seminua que embelezava o cartaz.

Para o futuro
Mas também havia carros futuristas. Era esperada para ontem, depois do fechamento desta edição, a apresentação de um carro-conceito da GM, um Cadillac movido a hidrogênio. O Provoq, de cinco passageiros, terá autonomia de 460 quilômetros. Com células no teto para captação de energia solar, será possível garantir o funcionamento dos sistemas de iluminação interna e de som.
A empresa não divulgou data de lançamento nem previsão de preço. (RL)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Gestos e voz devem ser controles do futuro digital, diz Bill Gates
Próximo Texto: Do celular: Por Bluetooth e USB, Polaroid impreme fotos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.