São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BookLamp recomenda livros ao estilo da Last.FM

Site usa informações dos usuários e inteligência artificial; escritores se reúnem na rede RedRoom

DA REPORTAGEM LOCAL

O solitário hábito de ler um livro ganha interatividade em sites como o BookLamp, que faz recomendação de títulos, e o RedRoom, uma espécie de rede social para escritores.
Em ambos, a idéia central consiste em fazer com que usuários discutam seus hábitos de leitura e troquem recomendações, desenvolvendo afinidades a partir da literatura.
O BookLamp (beta.booklamp.org) funciona como um sistema inteligente de recomendação de livros -o site analisa títulos a partir do estilo literário e recomenda outros similares. O projeto, ainda em fase de testes, é semelhante à rádio Last.FM, que sugere músicas a partir do estilo escolhido pelo usuário.
"Analisamos todo o texto de um livro, por partes, observando o uso de elementos como substantivos, verbos, advérbios. Com a informação, temos pistas sobre o estilo de um autor", afirma Aaron Stanton, idealizador do site. "A idéia básica é pegar os livros que o usuário leu no passado e achar novos títulos que possam interessar a ele." O sistema une o poder das recomendações com uma análise pelo computador.
"Se um livro é recomendado, é porque ele combina com seu estilo de escrita preferido, e não porque o publisher gastou muita grana para colocá-lo no topo das vendas. Isso deve diminuir a barreira em encontrar novos autores de quem você nunca tenha ouvido falar", diz Stanton, que também é idealizador do projeto CanGoogleHearMe.com.

Literatos
No RedRoom (www.redroom.com), a partir de um cadastro simples, é possível criar um perfil para compartilhar textos e fazer contato com outros escritores. Também dá para fazer blog e publicar vídeos e podcasts.
Para se tornar um "autor do RedRoom", é preciso ter um livro publicado. Os autores são divididos por nome, gênero ou local de origem. Em uma espécie de estante virtual e multimídia, disponibilizam biografia, seus livros e resenhas e até vídeos com entrevistas. Estão no site escritores como Khaled Hosseini, James Patterson e até o candidato à Presidência dos EUA Barack Obama. (DA)


Texto Anterior: Sem papel: Sites colaborativos fazem revistas à moda da Wikipédia
Próximo Texto: Software: Google anuncia recurso off-line para suíte de escritório
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.