São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

software

Google anuncia recurso off-line para suíte de escritório

ONIPRESENTES > Google e Microsoft lançam plug-ins para que seus programas sejam acessíveis com ou sem internet

CAMILA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Google Docs, conjunto de programas com editor de textos, planilha e apresentação de slides na internet que não precisa ser instalado no computador, passou a ter um recurso que permite editar e acessar os arquivos sem estar conectado à internet. Normalmente, eles ficam no servidor do Google.
Lançado na semana passada, o recurso só está disponível para alguns dos usuários que têm a conta Google em inglês.
Para verificar se você foi o escolhido, é preciso instalar um plug-in do Google Gears (gears.google.com), um projeto de código aberto que está em versão de testes e propõe uma maior interação dos programas on-line com um disco local. Ele está disponível para Windows, Windows Mobile, Mac OS X e Linux.
O Gears foi lançado em maio do ano passado e permite, por exemplo, usar o leitor RSS estando desconectado. Para ver como funciona o Docs Off-line, assista ao vídeo de 31 de março em googledocs.blogspot.com.
O conjunto de programas Zoho (www.zoho.com), que funciona de forma parecida ao Docs, possui plug-in para manter conexão com Microsoft Office há mais de um ano.
A proposta é criar, editar e salvar documentos do Word e planilhas do Excel diretamente no Zoho e vice-versa.
A novidade do Google apareceu algumas semanas após a Microsoft abrir ao público a versão de testes do Office Live Workspace, que tem uma proposta inversa ao novo recurso do Docs: levar o conteúdo do disco do usuário para a rede.
Para usá-lo, você deve acessar workspace.office.live.com e se cadastrar no serviço. É possível usar a conta Windows Live (às vezes, a mesma do MSN). A partir daí, aparece uma tela com botões que permitem que você baixe um arquivo de Word, Excel ou PowerPoint do PC para os servidores da empresa.
Dessa forma, torna-se possível editar esse documento de qualquer máquina com Office 2003, XP ou 2007 instalados -ou seja, não funciona em computadores que tenham somente OpenOffice, conjunto de programas de escritório gratuito e em software livre.
O problema é que, enquanto o Docs aceita arquivos do OpenOffice, o Office Live Workspace é restrito aos formatos do Microsoft Office -não abriu um arquivo no formato ODT. Segundo a empresa, é possível guardar mais de mil documentos.


Texto Anterior: BookLamp recomenda livros ao estilo da Last.FM
Próximo Texto: Facilite: Edite seus arquivos em disco ou na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.