São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HP oferece capacidade, mas fica devendo componentes essenciais

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de ser o notebook mais barato entre os testados nesta edição, o nx9005 tem outras duas características que chamam a atenção: coloca uma marca tradicional (HP Compaq) na liderança no quesito preço, o que raramente acontece com fabricantes de expressão, e é o único portátil com processador AMD, um Athlon XP M 2200+.
O nx9005 também se destaca pelo disco rígido (com 26,3 Gbytes livres, é o maior das máquinas avaliadas) e pela placa de vídeo integrada, que é produzida pela empresa canadense ATi.
Como a ATi é uma das principais companhias do mercado de placas 3D de alta performance -divide a vanguarda com a norte-americana nVidia-, era razoável esperar que o notebook tivesse bom desempenho com jogos. Infelizmente, não foi isso o que aconteceu.
Embora o nx9005 tenha obtido o primeiro lugar nos testes com o game Grand Prix 4, ele também ficou abaixo da performance mínima aceitável. Além disso, o jogo só funcionou depois que o driver (programa adaptador) da placa de vídeo foi atualizado pelo site da ATi; antes disso, travava.
O processador AMD é razoavelmente veloz, mas, como mostra o resultado dos testes de autonomia das baterias, gasta energia demais. Até aí, o nx9005 não está sozinho: vários dos concorrentes sofrem com esse problema e também ficam devendo a inclusão de uma placa de rede sem fios (Wi-Fi), ausente da máquina HP Compaq.
O painel frontal do nx9005 tem uma lâmpada que serviria para indicar a presença de uma rede sem fios, mas ela não funciona -isso provavelmente acontece porque o fabricante usa o mesmo chassis do nx9005 testado em modelos mais sofisticados, que trazem Wi-Fi interno.
Por outro lado, o nx9005 compensa essa carência oferecendo duas portas PCMCIA, o que ajuda na conexão de periféricos e é um diferencial exclusivo.
Ocorre que a máquina encerra um problema crítico: em vez de incluir um combo drive ou pelo menos um singelo toca-DVDs, o fabricante optou por um drive de CD-ROM comum. Isso significa que o usuário não pode ver filmes e fica sem opções para gravar arquivos -exceto se recorrer ao arcaico leitor de disquetes, que está presente na máquina e não pode ser destacado, o que eleva o peso do nx9005 (3,29 kg). (BG)


Texto Anterior: Apesar de disco pequeno, Novadata atrai por preço e chip atualizado
Próximo Texto: Apple se destaca por autonomia e segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.