São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apple se destaca por autonomia e segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

O iBook é o único laptop entre os avaliados que traz tela de 12 polegadas -2,1 a menos do que os concorrentes. Ao contrário do que pode parecer, isso é uma vantagem. Como a máquina da Apple tem a mesma resolução das demais (1.024x768 pontos), seu tamanho não reduz a área de trabalho -espaço em que as janelas e os ícones são dispostos-, e a tela menor permite que o iBook seja mais portátil. Pesando 2,2 kg, ele é o mais leve dos aparelhos testados. Além disso, seu formato compacto o torna mais fácil de carregar, e o acabamento na cor branca é exclusivo e elegante.
Apesar da portabilidade, o iBook tem quase todos os recursos desejáveis. Além de um combo drive, traz porta FireWire em formato grande, o que ajuda na ligação de uma filmadora digital ou de um disco rígido externo -os outros notebooks exigem um adaptador. Os botões do teclado são de tamanho normal, não atrapalhando a digitação (máquinas ultracompactas costumam ter teclas reduzidas).
Associado à tela, o processador PowerPC G4 faz com que o iBook seja o melhor dos laptops testados no quesito autonomia da bateria. Operando a 800 MHz, ele não acompanha a performance, por exemplo, do Pentium M de 1,4 GHz presente no portátil da marca Novadata, mas é plenamente suficiente para tarefas simples, como navegação na rede, edição de textos e planilhas e reprodução de vídeos e músicas. Uma ressalva: o mau desempenho do iBook no teste de criação de MP3 e seu bom desempenho na compressão de vídeo se devem, mais do que a diferenças entre os chips, a diferenças entre os softs para Windows e os programas da Apple.
Seja como for, a empresa já lançou, pelo mesmo preço, uma versão com chip de 1 GHz (ela não estava disponível quando os testes foram realizados).
O sistema operacional Mac OS X não aceita os programas do Windows, mas quase todos os principais softs já têm versões para OS X, e há uma vantagem: a alta resistência do OS X, que tem uma interface bonita e bons recursos, a vírus e ataques de hackers. O único defeito do portátil é a ausência de Wi-Fi, mas a Apple vende um kit (R$ 525) para adicionar o recurso sem perder portas de expansão. O iBook é mais caro do que as outras máquinas, mas suas características únicas justificam a diferença de preço. (BG)


Texto Anterior: HP oferece capacidade, mas fica devendo componentes essenciais
Próximo Texto: Guia do notebook: Preço assusta em modelo mais luxuoso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.