São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

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Aparelhos têm atalho para o YouTube

DA ENVIADA ESPECIAL

O YouTube não tinha um estande na IFA, mas nem precisaria ter, caso quisesse divulgar sua marca. Aparelhos (especialmente televisões) superconectados com a internet apresentavam o logo do site de compartilhamento de vídeos ao lado de um plano de possibilidades, principalmente para acesso a conteúdos sob demanda.
A Panasonic, por exemplo, anunciou melhoras no seu serviço Viera Cast, integrado a pelo menos três séries de televisões que a marca vende. O sistema possibilita que a TV acesse internet sem fio e, além do YouTube, dá ao usuário a chance de ver conteúdos de sites como o Picasa, do Google, e o da agência de notícias Bloomberg.
Seguindo a mesma linha, a Sony anunciou o seu Bravia Internet Vídeo. O serviço deve estar disponível até o meio de 2010 na Europa e também acessa a internet sem fio. Entre os destaques de conteúdos acessados pelos serviços, estão a "Wired" e o Blip.fm.
A Phillips anunciou um reforço em sua Net TV, disponível em território europeu. A marca já contava com uma parceria com o YouTube e agora deve focar no desenvolvimento de serviços locais. Segundo a empresa, uma pesquisa revelou que os consumidores buscam mais informações locais e em sua própria língua nos serviços de internet pela TV. A Net TV deve se expandir para outras três séries de TVs da marca e tem conexão via cabo ou Wi-Fi.
A LG também fez anúncios na área e prometeu o Broadband TV para o próximo ano. Destacando os logos do YouTube e do Twitter, a marca promete conexão wireless ou via cabo.
No geral, todas as marcas usam a estratégia do único botão, com o qual o usuário dá apenas um clique para se conectar à página central de acesso do produto à internet (em confusos controles remotos, diga-se de passagem).
Mas o que parece ser a questão principal é: os vídeos do YouTube já têm qualidade para aguentar uma TV Full HD? As demonstrações na IFA mostraram que não, mesmo com o vídeo sendo exibido em apenas metade da tela e em alta definição. Testes feitos com as principais marcas mostraram que o serviço da LG é o menos intuitivo para navegação. As imagens ficaram ruins nos serviços de todas as marcas.

Câmeras
Também estão superconectadas as novas câmeras do mercado, com o compartilhamento simplificado em sites e redes sociais. As novas DVG-1080P e DVG-1081P, por exemplo, trazem o selo "YouTube ready". As câmeras de vídeo da Polaroid têm 5 Mpixels e fazem filmes em alta definição.
A Toshiba também reforçou o mercado das conectadas com três câmeras de vídeo Full HD. As novas máquinas da linha Camileo compartilham conteúdo com o YouTube apenas com o clique de um botão. (AD)


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