São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas investem em produtos verdes

TENDÊNCIA Eletrodomésticos, responsáveis por altas contas de luz, são destaques em feira por economizar água e energia

DA ENVIADA ESPECIAL

Uma preocupação constante das grandes marcas durante a IFA 2009 foi a preservação ambiental. Por isso, muitos fabricantes anunciaram produtos do tipo "eco-friendly" (amigável ao ambiente, em tradução livre). O destaque ficou com os eletrodomésticos, responsáveis por boa parte da conta de luz de muitos consumidores.
A LG anunciou seu novo refrigerador side-by-side de 617 litros iluminado com luzes LED, que economiza cerca de 20% no consumo de energia, segundo a empresa. A nova máquina de lavar roupa da marca (com capacidade de 11 quilos) também salva a mesma quantidade. Já o micro-ondas Steam SolarCube é mais ambicioso e promete economia de 50%.
Há também máquinas de lavar louças mais econômicas. A Eletrolux anunciou a Öko-Favorit Express, que já traz 12 programas instalados. Ela salva energia e água nas situações extremas (quando se tem muita louça, por exemplo), graças a programas específicos de uma hora e de 30 minutos, que consomem nove litros de água. A máquina também recalcula a quantidade de água e energia necessárias a cada lavagem.
Uma mudança nos motores proporcionou que os aspiradores ficassem mais verdes.
O EnergyCare Performer, da Philips, promete economizar 35% de energia graças a um novo motor mais forte que proporciona maior sucção -e pelo menos 60% dos plásticos usados no produto são sustentáveis, diz a companhia.
A versão de mão do aspirador salva 70% de energia, segundo a empresa, com uma mudança nos sistemas de recarga, que desligam quando as baterias estão cheias.
As lavadoras de roupa também estão economizando mais. A Lavamat 74650 LE SuperEco já traz no nome a tendência verde e promete consumir 0,15 kWh por quilo de roupa.
De acordo com a fabricante Eletrolux, parte disso é por causa de um programa de lavagem com água fria e uma parceria com a marca Ariel, que desenvolveu um gel que procura manchas com eficiência.

Carregador
Outro lançamento marcante aos que se interessam pela mania eco foi o de dois carregadores da Hama que usam energia solar para alimentar baterias de vários aparelhos -celulares, toca-MP3 e outros que possam surgir.

Padrão
Já a Kodak mostrou porta-retratos digitais que receberam a qualificação Energy Star, selo que faz parte de um programa norte-americano de proteção ambiental. A nova leva de produtos tem economia de 21% em relação aos do ano anterior, diz a empresa.
E as empresas fazem a festa com essas etiquetas distribuídas por organizações. A Philips, por exemplo, anunciou que ganhou certificação da European Eco-Labeling Board em 90% de suas televisões europeias.
Basicamente o que essas etiquetas fazem é dizer ao consumidor como o produto foi feito e qual o seu impacto ambiental. Cada país tem um esquema de formatação desses rótulos ecológicos. (AMANDA DEMETRIO)

CASA DO FUTURO 1
Em área reservada aos desenvolvedores, a IFA mostrou o que pensa para o futuro. Entre os produtos, estava um protótipo de comando de eletrodomésticos por meio de gestos. Criado pela Fraunhofer, o GestureID reconhece cinco tipos de posição das mãos e executa as funções. A ideia é que a tecnologia de reconhecimento possa ser expandida para outras áreas, como os games.

CASA DO FUTURO 2
A equipe do projeto TA2 também mostrou o que pensa para a casa do futuro. Os desenvolvedores criaram uma câmera que capta áudio no mesmo formato de um iPod e o reproduz com maior nitidez. A ideia poderá ser usada para comunicação entre ambientes.

CASA DO FUTURO 3
Já a IBM propôs um controle inteligente da casa que controla as informações dos eletroeletrônicos através de programas armazenados em servidores externos. As atualizações serão feitas de fora, sem dar dor de cabeça ao consumidor.

COM A CÂMERA
Outro destaque foi o Voice Tracker, uma câmera de conferências que localiza quem está falando e imediatamente se vira na direção da pessoa. A câmera tem um buscador de som integrado e inicialmente usa apenas dois microfones. O uso inicial do produto será em videoconferências, mas a aplicação em câmeras de segurança é uma perspectiva para o futuro.

TELEFONE INTELIGENTE
Melhorar a vida das pessoas em grandes eventos é um dos objetivos de outro protótipo, da Theseus. Um programa desenvolvido para smartphone recebe os dados da feira assim que o visitante entra no local, evitando o grande volume de anotações.

MESA DE REDES
Outro protótipo da Theseus funciona como um buscador de programas para as necessidades do consumidor. Ele organiza as respostas por relevância e outros requisitos.


Texto Anterior: Computadores compactos se destacam na IFA
Próximo Texto: Pilha é recarregada com água
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.