São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

mercado

Guerra pelo trono do DVD pode acabar

CES 2007 As principais fabricantes de eletrônicos do mundo apresentam suas armas para conquistar o bolso dos clientes

JULIANO BARRETO
ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

Do videocassete ao DVD, da TV colorida até a TV digital de alta resolução via internet. Tudo o que é importante e revolucionário na tecnologia de entretenimento aparece antes na Consumer Electronics Show (www.cesweb.org) -feira norte-americana cuja 40ª edição começou na última segunda e termina amanhã. O evento foi realizado pela primeira vez em 1967, em Nova York, e já começou grande: teve mais de 17 mil visitantes. Na edição deste ano, em Las Vegas, serão cerca de 2.700 expositores e mais de 140 mil visitantes. Além de uma vitrine gigante, a CES 2007 servirá como um farol para os milhões de consumidores confusos com a quantidade e a velocidade dos lançamentos do mundo digital.
Em 2009, a transição para a TV digital será finalizada nos EUA, e todos os parceiros da televisão precisarão ser muito mais inteligentes e poderosos do que são hoje. Os DVDs já têm dois sucessores imediatos: Blu-ray e HD DVD. Na CES 2007, essa briga, até agora equilibrada, pode acabar, graças à chegada de tocadores que exibem filmes tanto em um quanto em outro formato.

Hora da verdade
A participação do PC como ferramenta de diversão, no centro da sala, também será posta a prova. Depois de a Microsoft não alcançar grande êxito com o Windows Media Center e de a Intel não decolar com a plataforma Viiv, é chegada a hora de aproveitar melhor os fartos recursos dos computadores. Há uma expectativa em torno do que poderá ser feito pela dupla Windows Vista e Intel Core 2 Quad -um processador com quatro núcleos.
Os notebooks estão mais baratos do que nunca, os celulares ganham funções de PC e os toca-MP3 já exibem vídeos, fotos e navegam pela internet. Neste cenário, a caça ao iPod, que domina o mercado norte-americano, certamente trará boas novidades para os consumidores. Supercelulares e memórias flash mais espaçosas devem ser os principais atrativos dos novos tocadores exibidos na CES. Clones do Blackberry, celular que lê e-mails com rapidez, devem chegar por todos os lados.

Sem flash
As máquinas fotográficas digitais, principais vedetes da CES anos atrás, ficarão em segundo plano na edição de 2007 da feira. Acabada a corrida pelos megapixels, sobrou pouco para inovar nas câmeras. Por outro lado, as filmadoras chegam com modelos mais baratos do que nunca. A gravação dos filmes em DVDs é uma das maiores apostas.


O jornalista JULIANO BARRETO viajou a Las Vegas a convite da Nokia

Texto Anterior: Consoles são centrais multimídia
Próximo Texto: Gates promete a conexão total em casa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.