São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tendências

Smartbooks emergem em feira asiática

FRANKENSTEIN >> Fabricantes demonstram netbooks com processador e sistema feitos para celular na Computex, em Taipé

DA REPORTAGEM LOCAL

Será cada vez mais tênue a linha que separa os telefones inteligentes dos notebooks, a se concretizarem as tendências que emergiram da Computex.
As estrelas da feira de tecnologia que terminou neste sábado em Taipé (Taiwan) foram os netbooks (laptops ultraportáteis) equipados com processadores e sistemas operacionais desenhados para celulares.
A nova categoria foi batizada de smartbook (mistura de smartphone com netbook) -ou, para o analista Roger L. Kay, "produtos Frankenstein".
A Qualcomm levou à Computex um Eee PC, da Asus, equipado com Android -sistema operacional do Google para celulares- e com um processador ARM, semelhante ao usado no iPhone, por exemplo.
Empresas como a Dell têm experimentado colocar o Android em netbooks, mas foi a Acer a primeira grande fabricante a anunciar, na Computex, que produzirá laptops ultraportáteis rodando Android.
Diferentemente do aparelho da Qualcomm, o netbook da Acer terá processador Atom, da Intel, que reina absoluto entre os laptops ultraportáteis.
A iniciativa da Acer ainda não é uma ameaça tão grande ao Windows XP, presente na esmagadora maioria dessas maquininhas: o sistema do Google virá instalado juntamente ao da Microsoft no futuro netbook, a ser lançado ainda neste ano, segundo a empresa.
Empresas como Nvidia e Freescale Semiconductor, que apresentaram plataformas baseadas em ARM, enumeram suas vantagens: inicialização mais rápida, maior duração da bateria e custo menor -os produtos, dizem, custarão de US$ 100 a US$ 200.
Se forem subsidiados por operadoras de telefonia celular, essas máquinas, com conectividade GPS, Bluetooth, Wi-Fi e 3G (padrão de conexão móvel que permite acesso de alta velocidade à rede), podem chegar a custo zero ao consumidor.

Touchpad multitoque
Em aparelhos ultracompactos como os netbooks, todo espaço livre é valioso.
Daí o interesse que a Synaptics atraiu ao anunciar o ClickPad, touchpad sem botões semelhante ao encontrado nos notebooks recentes da Apple.
Basta pressionar qualquer parte do touchpad para obter o clique e movimentar dois ou mais dedos para executar funções como rolagem e zoom. Aparelhos equipados com ele devem chegar entre o fim deste ano e o começo de 2010.
Outra novidade veio da Pixel Qi: uma tela de LCD com um modo de alto contraste, útil para economizar bateria. Semelhante aos displays de aparelhos leitores de livros eletrônicos, como o Kindle, a tela da Pixel Qi tem como grande vantagem a capacidade de exibir cores e imagens em movimento.
A tela pode ser usada tanto em laptops quanto em leitores de e-books -nestes últimos, a bateria pode durar até 40 horas, diz a empresa.
Segundo a organização da Computex, mais de 100 mil visitantes passaram pelos 4.498 estandes dos 1.712 expositores.
(RAFAEL CAPANEMA)


Com agências internacionais


Texto Anterior: Câmera de celular é limitada em relação a aparelho dedicado
Próximo Texto: Projeto desvela a música da mente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.