São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Use microfone ordinário e soft gratuito para registros simples

DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem não tem grandes pretensões fonográficas, um software gratuito e um microfone de computador, daqueles à venda por R$ 10, já são suficientes para gravações multipista simples.
O Audacity (audacity.sourceforge.net), para Windows, Mac e Linux, é um ótimo programa para essa tarefa.
Antes de começar, configure o sofware para gravar em dois canais (direito e esquerdo). Clique em Editar e em Preferências. Na aba Dispositivo, em Canais, selecione 2 (Estéreo).
Coloque fones de ouvido e clique no botão vermelho para gravar um instrumento, como violão. Quando terminar, pressione Parar. Depois, grave a voz, por exemplo. Cada elemento ficará em uma faixa -você pode controlar o volume de cada uma e aplicar efeitos. Depois é só clicar em Arquivo e Exportar MP3. (RC)

REMIX ON-LINE
No Splice (www.splicemusic.com), os usuários podem remixar canções de outros internautas e disponibilizar suas próprias obras; tudo funciona no navegador, não é preciso baixar nada

GUITARRA ROBÔ
Robot Guitar, da Gibson, se afina sozinha; instrumento está à venda no Brasil por cerca de R$ 10 mil em lojas como Made in Brazil e Playtech; vídeos em www.gibson.com/RobotGuitar

PEQUENINOS
A nanoSeries, da Korg, reúne três controladores: NanoKey, com 25 teclas, NanoKontrol, com nove faders, e NanoPad, com 12 pads; produtos estarão à venda em outubro; www.korg.com

IMDB DA MÚSICA
A Amazon, gigante do comércio on-line, lançou na semana passada o SoundUnwound (www.soundunwound.com), site de referência em música -semelhante ao IMDb (The Internet Movie Database; www.imdb.com), de cinema. As informações podem ser editadas pelos próprios usuários, como na Wikipédia.

DIRETO DA WIKIPÉDIA
Em fase beta (de testes), o site é uma parceria entre a Amazon e o próprio IMDb. E a Wikipédia é mais do que inspiração: muitos dos perfis dos artistas saem direto das páginas da enciclopédia colaborativa.

IPOD EM 1979
Segundo o "Daily Mail", a Apple admitiu que o iPod é derivado de uma patente registrada pelo inglês Kane Kramer. Detalhe: o invento, um tocador de música digital que comportaria apenas três minutos e meio de música, foi registrado em 1979. Como a empresa criada pelo britânico para comercializar o aparelho faliu em 1988, a patente caiu em domínio público.

CONSULTORIA
Kramer nunca ganhou dinheiro com a invenção, mas foi contratado pela Apple como consultor em uma disputa legal contra uma empresa que acusa o iPod de violação de patentes.


Texto Anterior: Cabo permite gravar solo de guitarra no PC
Próximo Texto: Reportagem de capa: Sites oferecem shows ao vivo de graça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.