São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tecnologia

TV de tela fina domina feira de eletrônica

CEATEC JAPAN 2007 > Com aparelhos de apenas 3 mm, disputa no terreno da alta definição chega ao campo da espessura

Itsuo Inouye/Associated Press
Protótipo de TV de cristal líquido de 52 polegadas, da Sharp, com apenas 2 cm de espessura

HENRIQUE MARTIN
ENVIADO ESPECIAL A TÓQUIO

A Ceatec Japan 2007, que ocorreu em Tóquio na semana passada, foi palco de novo lance na disputa pelo mercado dos televisores de alta definição. Companhias como Sharp, Hitachi, Sony e JVC reduziram a poucos milímetros a espessura de seus equipamentos, que hoje têm entre 10 e 15 mm.
Com 3 mm em sua parte mais fina, o XEL-1, da Sony, foi um dos destaques. O televisor, um dos primeiros do mundo a utilizar a tecnologia Oled (diodo orgânico emissor de luz) em sua tela de 11 polegadas, tem previsão oficial de lançamento apenas no Japão em dezembro, com preço estimado em 200 mil ienes (aproximadamente US$ 1.750).
Tela e aparelho receptor são ligados por um braço e a resolução do monitor é de 960x540 pixels, estando pronto para receber sinais de TV digital em alta definição (padrão japonês). O XEL-1 tem controle remoto, saída para fones de ouvido e portas de rede Ethernet, HDMI e USB para a conexão à internet e a outros dispositivos.
Os concorrentes mostraram aparelhos um pouco maiores, todos ainda protótipos e sem previsão de chegada ao mercado. A Hitachi demonstrou um modelo baseado em tecnologia LCD de 32 polegadas com 19 mm de espessura, com lançamento previsto para 2009.
Já a Sharp apostou nos futuros usos que seu protótipo LCD também de 20 mm pode ter. Embutido na parede, em cavaletes de vidro e até escondido dentro de móveis, o televisor de 52 polegadas tem lançamento previsto para 2010.
Por outro lado, a JVC pretende lançar no mercado europeu já em 2008 modelos baseados no protótipo demonstrado na Ceatec -uma tela LCD de 42 polegadas com 20 mm de espessura.
A JVC estima que o produto final não vá ser semelhante ao protótipo atual, podendo ser um pouco mais espesso na hora em que chegar às lojas da Europa, do Japão e dos EUA.

Gigantes
As fabricantes de televisores de plasma e LCD demonstraram durante a Ceatec seus maiores aparelhos.
A Sharp estava com um plasma de 108 polegadas e a Panasonic com seu plasma de 103 polegadas. A Mitsubishi atraiu atenção para seu protótipo de tela LCD de 140 polegadas.
O jornalista HENRIQUE MARTIN viajou a convite da Panasonic

SEM TRÉGUA
Os grupos que desenvolvem os padrões de vídeo em alta definição Blu-Ray e HD DVD levaram sua disputa à Ceatec. Os produtores investem em nomes diferenciados do padrão para suas linhas. Na Panasonic, a linha Blu-Ray estava identificada com o nome Diga. Na To- shiba, os HD DVDs foram batizados como Vardia.

PILHA ECOLÓGICA
A Maxell demonstrou um protótipo da sua nova pilha de íons de lítio com capacidade máxima de 20 ampères. No futuro, uma pilha dessas pode vir a substituir materiais mais perigosos ao ambiente, como níquel e cádmio, em equipamentos que precisam de bastante energia, como bicicletas elétricas e motores.

PAPEL DIGITAL
A Fujitsu mostrou na feira japonesa uma versão colorida de apenas 12 mm de espessura e capaz de armazenar 4 Gbytes

CONTROLE REMOTO
A Hitachi mostrou um novo sistema de navegação na TV, que utiliza um controle de formas curvas, que lembra um trackball


Texto Anterior: Como colocar fotos no corpo do e-mail
Próximo Texto: Alta definição se espalha pela casa toda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.