São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta definição se espalha pela casa toda

DO ENVIADO ESPECIAL

Enquanto no Brasil se espera o início das transmissões da TV digital para dezembro, os japoneses podem até dizer que vivem em alta definição. O conceito de casa conectada estava presente com força na Ceatec.
Para os fabricantes, a idéia é que as TVs de plasma ou LCD se tornem a central de entretenimento e diversão da casa, se conectando a vídeos de alta definição (Blu-Ray ou HD DVD), sistemas de segurança, câmeras digitais e até aparelhos para fazer exercícios, como foi demonstrado pela Panasonic.
Um aparelho de ginástica ligado à rede doméstica transmite informações ao televisor, que mostra ao "atleta" informações básicas sobre os resultados obtidos.
Outra aposta da Panasonic (e por enquanto só dela) é o da distribuição de conteúdo em alta definição para a casa via rede elétrica, usando a versão mais recente da tecnologia PLC (comunicação por linha de força, na sigla em inglês), a HD-PLC.
Já a Hitachi acredita que um futuro sistema denominado Net TV, baseado em fibra óptica, possa ajudar a transmitir a programação de até cem canais em alta definição pela casa.
Além disso, será possível conectar filmadoras Blu-Ray ao sistema doméstico sem precisar configurar um PC, de acordo com a fabricante.
Outro conceito demonstrado usando essa idéia de Net TV envolve uma espécie de YouTube familiar. Usando essa infra-estrutura de rede, será possível gravar vídeos e enviar para parentes assistirem direto na TV, sem necessidade de um micro.


Texto Anterior: Tecnologia: TV de tela fina domina feira de eletrônica
Próximo Texto: Novo disco pode levar TV digital ao bolso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.