São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

reportagem de capa

N96 e Diamond focam em multimídia

PODEROSOS >> Aparelho da Nokia tem câmera de 5 Mpixels; produto da HTC tem sistema operacional Windows Mobile

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto a Europa se prepara para receber em 2009 o mais recente lançamento da Nokia, o celular N97, os usuários brasileiros contam com o lançamento do modelo N96 -aparelho que se destaca pelo aspecto multimídia.
O N96 não tem tela sensível ao toque, como o N97, mas chama a atenção por oferecer câmera de 5 Mpixels, conectividade 3G e capacidade de armazenamento de 16 Gbytes -o dobro do N95-, que pode ser expandida via cartão microSD.
A câmera, com lentes Carl Zeiss, tem foco automático, flash e modos de cena. É possível fazer fotos em seqüência.
Com tela de 2,8 polegadas, o N96 tem formato slider duplo -de um lado, o teclado com números, do outro, botões dedicados para música e vídeo, que permitem controlar a mídia enquanto o usuário realiza outras tarefas.
O GPS é um dos destaque do aparelho, oferecendo mapas em 3D e visualizações por satélite. Há um banco de dados que indica restaurantes, postos de gasolina etc.
O aparelho tem TV digital no padrão europeu, o que impede usuários brasileiros de conectar canais, segundo a Nokia.
O N96 tem preço sugerido de R$ 2.399.

HTC
O Diamond, da HTC, é mais um "iPhone killer" -designação para celulares que tentam desbancar o cobiçado produto da Apple.
Com design sofisticado e suporte a conexão 3G, o celular pode conquistar usuários interessados em multimídia.
O aparelho, com memória de 4 Gbytes e entrada para cartão microSD, tem tela de 2,8 polegadas sensível ao toque -também é possível manusear os itens com uma canetinha.
É dotado da função TouchFLO 3D, que faz com que fontes e ícones pareçam flutuar.
Mexer no telefone é uma tarefa fácil, mas requer um pouco de prática. Com apenas alguns toques, é possível fazer ligações, acessar a internet ou consultar a localização via GPS.
Como vem com Windows Mobile, o celular tem uma interface familiar para quem usa o sistema operacional.
A câmera tem 3,2 Mpixels, o que não é muito, se comparado ao N96, por exemplo -mas também há uma câmera frontal para videoconferências.
Outro ponto positivo é o acelerômetro, que reconhece se o aparelho está na horizontal ou na vertical e rotaciona a tela automaticamente.
Tem preço sugerido de R$ 1.999.


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Omnia é charmoso e tem bom hardware, mas peca em usabilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.