São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seqüências de franquias ficam no regular

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nem sempre uma marca famosa é garantia de sucesso de crítica. Que o diga Sonic Unleashed, que tentou resgatar as raízes do popular porco-espinho da Sega sem deixar de dar toques modernos: sua avaliação fica em 6,3 no Metacritic, site que reúne rankings de diversos veículos.
Pelo jeito, não foi desta vez que o personagem conseguiu recuperar a forma mostrada outrora, quando fez fama com seu estilo "cool", veloz e, na época, moderno.
Há casos em que as produtoras de games parecem se acomodar quando têm em mãos franquias que são garantia de sucesso. É por isso, talvez, que Star Wars: The Clone Wars, para Wii, e Quantum of Solace, baseado no filme de mesmo nome, amargam notas 5,5 e 6,4 no site, respectivamente.
Games como esses, em tese, foram feitos para entusiastas das marcas, e não para fãs do entretenimento eletrônico.
The Clone Wars, por exemplo, embora traga empolgantes duelos de sabres de luz, sofre com uma mecânica pobre e controles pouco precisos.
Mas o visual até agrada, reproduzindo o clima cinematográfico das telonas. Justiça seja feita: foi um tropeço da Lucas- Arts, que normalmente criaboas experiências de "Star Wars" em forma de game.
No caso de Quantum of Solace, o jogo com o espião 007 não chega a ser ruim, mas, para aqueles que acompanham o gênero de tiro bem de perto, não há nada de muito novo que mereça destaque.
Em suma, virou um produto feito quase que exclusivamente para fãs de James Bond.

Muito barulho
Todo mundo erra, até Shigeru Miyamoto, criador de pérolas como Mario e Zelda. Foi dele a idéia por trás de Wii Music, coletânea para o console da Nintendo com mais de 50 instrumentos musicais.
Houve quem gostasse, como revistas dedicadas somente aos videogames da companhia. Mas sites mais rigorosos, como IGN e Gamespot, acharam que o jogo faz mais barulho que música -o que, diga-se de passagem, talvez seja mesmo a idéia.
É claro que vale, antes de qualquer coisa, a opinião do próprio jogador, mas em tempos de jogos demais e dinheiro de menos, há pouca chance para o erro e bastante espaço para a crítica balizar escolhas.
Quantum of Solace e Star Wars: The Clone Wars são indicados para maiores de 13 anos, Sonic Unleashed é para pessoas a partir de dez e Wii Music tem classificação livre. (TA)


Texto Anterior: Diversão: Jogos de luta disputam público a pontapés
Próximo Texto: Metracritic reúne opiniões da crítica especializada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.