São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

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Metracritic reúne opiniões da crítica especializada

Site conta com críticas de profissionais e leigos sobre filmes, discos e games

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você se importa com a opinião dos críticos, talvez se interesse em consultar o Metacritic (www.metacritic.com) antes de ver um filme, comprar um disco, jogar um videogame ou assistir a um programa de televisão.
O esperto trocadilho "Nós lidamos com criticismo" serve como mote do site que agrega resenhas publicadas em periódicos norte-americanos. Baseado nesses dados, o Metacritic atribui a filmes, discos, games e programas de TV uma pontuação média que vai de zero a cem -o metascore.
A série de televisão "My Name Is Earl", por exemplo, tem 77 pontos, o que, na escala do site, indica "resenhas geralmente favoráveis".
Quando o crítico não dá à obra uma pontuação numérica, a equipe do site atribui uma nota com base na "impressão geral passada pela resenha".
Há uma série de critérios para o cálculo, como o "peso" do veículo -uma avaliação publicada no "New York Times", por exemplo, vale mais do que outra que tenha saído em um jornal menos expressivo.
Explicações detalhadas sobre as pontuações estão em www.metacritic.com/about/scoring.shtml.
Para todas as categorias, há listas de melhores e piores de "todos os tempos" -tempos estes que começam em 1999, quando o site foi idealizado.
O disco mais bem avaliado é "Smile" (2004), de Brian Wilson, que atingiu 97 pontos com base em 29 resenhas.
Já o troféu de pior álbum ficou com Kevin Federline, ex-marido de Britney Spears. Seu "Playing With Fire" (2006) atingiu parcos 15 pontos, baseados em sete avaliações.

Público e crítica
Os visitantes do site também podem atribuir notas de zero a dez às obras. Fica clara, aí, a tradicional discrepância entre opinião de público e crítica: "Paranoid Park", de Gus Van Sant, por exemplo, chegou a 83 pontos (de cem) entre as avaliações profissionais, ante média de 6,4 (de dez) obtida com as opiniões dos usuários.
Adquirido em 2005 pela CNET (www.cnet.com), o site tem como missão "ajudar você a tomar uma decisão informada sobre como gastar seu dinheiro em entretenimento".
A influência do site chega ao ponto de fazer as ações de empresas de games caírem quando um jogo recebe um meta- score decepcionante, segundo o "Wall Street Journal".
(RAFAEL CAPANEMA)


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