|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Concurso de vídeo rende viagem
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Novos concursos do YouTube (www.youtube.com) oferecem viagens e prêmios em dinheiro aos vencedores selecionados pelos internautas. O programa de parcerias do site também atrai os brasileiros.
No Project Direct (youtube.com/projectdirect), você inscreve um curta de até cinco minutos, com diálogos ou legendas em inglês. Os finalistas selecionados pelos jurados passarão por um período de votação
no site, e o vencedor viaja para
o Sundance Film Festival em
janeiro. As inscrições vão até o
dia 14.
Se você prefere tocar a dirigir, o site oferece a Symphony
Orchestra (br.youtube.com/symphonybrasil).
Para participar, é preciso enviar dois vídeos com performances distintas. Os finalistas
participarão da estréia da primeira orquestra colaborativa
on-line, no Carnegie Hall, em
Nova York. O prazo para as inscrições é até 28 de janeiro.
No site há ainda o Partner
Program (br.youtube.com/partners), que, de acordo com
Ricardo Blanco, porta-voz do
YouTube para América Latina,
está dando aos parceiros mais
populares -"aqueles que produzem vídeos constantemente
com mais de um milhão de visitantes"- milhares de dólares.
Dono de um dos canais mais
populares no Brasil, o músico
Gustavo Guerra já ganhou US$
100 com a parceria. Além do dinheiro, o programa dá visibilidade aos autores. Os canais "videosimprovaveis" e o "tripiano" já renderam à Cia. Barbixas
de Humor o reconhecimento
dos atores nas ruas e a Elaine
Tripiano, professora de crochê,
alunas até na Ásia.
Para chegar ao sucesso, uma
dica é caprichar nas tags de
busca, diz Paulo Zola, um dos
parceiros bem-sucedidos, e
usar conteúdo não restrito por
direitos autorais, como o disponível em creativecommons.org.br, diz Guilherme
Zaiden, dono do GZaiden.
(SP)
Texto Anterior: Metracritic reúne opiniões da crítica especializada Próximo Texto: "Youtubeoquê": Concurso premia fãs de Gilberto Gil que soltarem a voz Índice
|