São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

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Concurso de vídeo rende viagem

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Novos concursos do YouTube (www.youtube.com) oferecem viagens e prêmios em dinheiro aos vencedores selecionados pelos internautas. O programa de parcerias do site também atrai os brasileiros.
No Project Direct (youtube.com/projectdirect), você inscreve um curta de até cinco minutos, com diálogos ou legendas em inglês. Os finalistas selecionados pelos jurados passarão por um período de votação no site, e o vencedor viaja para o Sundance Film Festival em janeiro. As inscrições vão até o dia 14.
Se você prefere tocar a dirigir, o site oferece a Symphony Orchestra (br.youtube.com/symphonybrasil).
Para participar, é preciso enviar dois vídeos com performances distintas. Os finalistas participarão da estréia da primeira orquestra colaborativa on-line, no Carnegie Hall, em Nova York. O prazo para as inscrições é até 28 de janeiro.
No site há ainda o Partner Program (br.youtube.com/partners), que, de acordo com Ricardo Blanco, porta-voz do YouTube para América Latina, está dando aos parceiros mais populares -"aqueles que produzem vídeos constantemente com mais de um milhão de visitantes"- milhares de dólares.
Dono de um dos canais mais populares no Brasil, o músico Gustavo Guerra já ganhou US$ 100 com a parceria. Além do dinheiro, o programa dá visibilidade aos autores. Os canais "videosimprovaveis" e o "tripiano" já renderam à Cia. Barbixas de Humor o reconhecimento dos atores nas ruas e a Elaine Tripiano, professora de crochê, alunas até na Ásia.
Para chegar ao sucesso, uma dica é caprichar nas tags de busca, diz Paulo Zola, um dos parceiros bem-sucedidos, e usar conteúdo não restrito por direitos autorais, como o disponível em creativecommons.org.br, diz Guilherme Zaiden, dono do GZaiden. (SP)


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