São Paulo, quarta, 11 de março de 1998

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BILL GATES
"Dominiomania" comanda a World Wide Web

Um corretor de nomes de domínio na Internet informa que "billgates.com" está à venda por US$ 1 milhão. Dizem-me que esse nome, um endereço na Internet, está à venda há meses, mas continua encalhado.
Talvez eu devesse me sentir lisonjeado por alguém imaginar que o nome vale tanto, especialmente porque meus pais me deram esse mesmo nome 42 anos atrás completamente de graça.
Muitos nomes de domínio oferecidos à venda por preços ofensivos estão no mercado há muito tempo e, como o "billgates.com", não são vendidos.
Por que alguém pagaria US$ 135 mil pelo endereço "childsplay.com" na Web, US$ 300 mil por "treesco.com" ou US$ 1,5 milhão por "digitalimagery.com"?
Nomes mais baratos
Por outro lado, desenvolveu-se um mercado para nomes de domínio vendidos por algumas centenas ou milhares de dólares.
Um sujeito que eu conheço recentemente pagou a um corretor US$ 225 pelo nome "farside.com", que ele então deu a um amigo, o cartunista Gary Larson, criador dos quadrinhos "Far Side".
Os preços pedidos inicialmente por nomes de domínio muitas vezes ficam na faixa entre US$ 500 a US$ 2.000, e não é incomum que nomes realmente bons sejam vendidos por US$ 5.000 ou mais.
Uma companhia de mídia pagou US$ 7.000 por "search.com" e US$ 15 mil por "tv.com". De vez em quando, a longos intervalos, um nome termina vendido por muito mais. Diz-se que o nome de domínio "business.com" foi vendido por US$ 15 mil.
Mas a vasta maioria dos nomes autorizados nos EUA até agora custaram US$ 100 cada aos seus proprietários -a quantia que a Internet Solutions (rs.internic.net) cobra para registrar um nome ainda não utilizado.
Para conseguir um nome por US$ 100, você precisa ser a primeira pessoa ou companhia a registrá-lo. Você pode ter de se defender contra alegações de violação se o nome for semelhante à marca registrada detida por alguém.
Os tribunais já demonstraram compreensível disposição de retirar nomes de domínio de pessoas que registraram a marca registrada de alguma outra pessoa.
O que é domínio
Um nome de domínio consiste em uma palavra ou coleção de letras seguida por um ponto e por um identificador conhecido como "nome genérico de domínio", mais freqüentemente a terminação ".com". Palavras ou letras adicionais anexadas a um nome de domínio podem ser parte de um endereço na Web, mas não fazem parte real do nome de domínio. Palavras ou caracteres que seguem-se a uma barra depois do nome de domínio não são considerados parte do nome de domínio, igualmente.
Por exemplo, o nome de domínio de minha companhia é "microsoft.com". É parte do endereço de e-mail pelo qual recebo as perguntas dos leitores desta coluna: askbill@microsoft.com.
Você pode chegar ao site da minha companhia na Web digitando microsoft.com ou www.microsoft.com em um browser -mas o "www", não é parte do nome de domínio. Você pode encontrar minha página na Web digitando microsoft. com/billgates, mas "billgates" não é parte do domínio.
Os mais populares nomes de domínio usam o nome de domínio genérico ".com" como terminação. As letras são uma abreviação para "comercial". Outros nomes genéricos de domínio incluem: ".net", para "network", ".org", para "organization" e ".edu", para "education". Além disso, há dezenas de sufixos de duas letras acrescentados ao final de nomes de domínio como indicação de sites na Web para países específicos. Por exemplo, ".jp" é reservado ao Japão, ".it" à Itália, ".fr" à França e ".us." aos EUA. O sufixo de domínio ".us" é raramente usado. Cada país trata os registros de uma maneira.
Os domínios não-geográficos, como ".com", são administrados sob a supervisão do governo dos EUA simplesmente porque boa parte do financiamento inicial da Internet veio da National Science Foundation norte-americana.
O governo norte-americano está propondo entregar a supervisão do sistema a uma organização sem fins lucrativos sediada nos EUA -um passo prudente e muito positivo. A longo prazo, será importante internacionalizar o controle, porque a Internet é uma mídia internacional.
O crescimento no número de nomes de domínio registrados é espantoso.
Até março de 1995, um total de apenas 52,5 mil nomes de domínio estavam registrados nos Estados Unidos. Mas há agora mais de 125 mil novos nomes registrados a cada mês nos EUA, e o número total de nomes registrados já deve ter chegado a 2 milhões. Talvez até 1 milhão de outros nomes de domínio tenham sido registrados fora dos EUA.
Com tantos nomes já registrados, os nomes disponíveis sob o domínio genérico ".com" parecem estar praticamente esgotados. Muitos dos nomes mais óbvios se foram, e muitos dos não tão óbvios também.
Acabei de escolher uma letra aleatoriamente -B- e descobri que todos os seguintes nomes de domínio já foram registrados: "b.com", "bb.com", "bbb.com", "bbbb.com", "bbbbb.com", "bbbbbb.com", "bbbbbbb.com" e "bbbbbbbb.com".
Às vezes, diversos nomes de domínio diferentes conduzem a um único site. Por exemplo, para visitar o site da babynamer.com, que fornece informações profundas sobre nomes próprios, você poderia escolher entre digitar namer. com, www.namer.com, babynamer.com, baby-namer. com, babyname.com ou diversas outras alternativas.
Todos o conduzem ao mesmo lugar. Uma boa estratégia para os proprietários do site, mas um sistema que leva ao consumo de vasto número de nomes de domínio.
Expansão dos domínios
Há controvertidos planos em curso para expandir o número de nomes de domínio, mas eu acredito em uma abordagem mais cautelosa. Devemos agir lentamente quando se trata de abrir novos e vastos espaços. É importante tanto do ponto de vista técnico quanto do empresarial que a Internet continue a funcionar bem.
Se dezenas de novos nomes genéricos de domínio surgirem abruptamente, os detentores de marcas registradas terão de defender seus nomes em numerosas frentes -um imenso investimento que muitas pequenas companhias não terão como encarar, e que nenhuma companhia deveria ser obrigada a fazer.
Isso também confundiria os usuários da Web, que podem não estar certos de que o verdadeiro site da Walt Disney esteja em disney.com, que é o endereço real, ou em "disney.web", "disney.fun" ou outra coisa qualquer.
Vale a pena comprar um nome de domínio?
Se você tiver um uso real para um nome não muito caro, vale.
Valor diluído
Por outro lado, se você está comprando um nome como investimento especulativo, caminha em terreno perigoso. Se você comprar um nome que seja igual à marca registrada de alguém, não conte em receber nada por ele.
Tenha em mente que freqüentemente existem dezenas de nomes que podem funcionar para um site na Web específico, uma realidade que dilui o valor de cada nome que você possa registrar.
Também tenha em mente que a longo prazo a maior parte dos investimentos -se não todos- perderá valor porque os browsers serão mais inteligentes quanto a encontrar os sites a que as pessoas querem ir na Web.
Os usuários da Web na França, por exemplo, poderiam ser encaminhados a nomes de domínio com o sufixo ".fr" como instrução padrão.
Hoje, se você digitar yellowcab. com em um browser, isso o conduzirá às páginas de uma companhia de táxis em Los Angeles. Mas a Web está se tornando mais personalizada e daqui a algum tempo digitar "Yellow Cab" o conduzirá às páginas da companhia de táxis mais próxima de onde você está, ou àquela que você usou anteriormente.
Quando esse dia chegar, não importará muito que haja dezenas de companhias com o nome de domínio "yellowcab.com" registrados -desde que nenhum deles viole uma marca registrada. Até lá, a "domania" dominará a Web.


Bill Gates, presidente da Microsoft, maior produtora mundial de software para computadores pessoais, alterna artigos e respostas a cartas dos leitores. Será dada preferência a cartas com assuntos de interesse geral. Cartas não publicadas não terão resposta. Tradução de Paulo Migliaci.
Cartas para Bill Gates, datilografadas em inglês, devem ser enviadas à Folha, caderno Informática -al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP- ou pelo fax (011) 223-1644.
E-mail:askbill@microsoft.com.


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