São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Outlook do Linux" chega ao Windows

Ainda em versão de testes, o gratuito Evolution cuida dos e-mails, grava contatos e agenda compromissos

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos pontos fracos do Windows é a segurança, e, com o navegador Internet Explorer, o programa de e-mail Outlook é a maior porta de entrada do sistema para vírus e para invasores.
Agora, quem gosta da facilidade e dos recursos do programa de e-mails da Microsoft acaba de ganhar uma opção segura e completa para continuar a copiar suas mensagens para o aconchego do disco rígido.
Trata-se do Evolution (shellter.sourceforge.net/evolution), um velho conhecido dos usuários de Linux, que ganhou uma versão compatível com Windows (o programa ainda está em versão de testes) .
Embora seja gratuito, o programa traz praticamente todas as funções do Outlook, que é pago (não confundir com o Outlook Express, que já vem embutido no Windows).
Dessa forma, além de ter mais segurança na hora de baixar seus e-mails, você pode usar o Evolution como um autêntico assistente pessoal, gravando contatos, agendando eventos em um calendário e programando alertas para tarefas.
A aparência do Evolution é simples e fácil de entender. Atualmente, o Evolution pertence à Novell, uma empresa com tradição no ramo da informática, mas a versão original do software foi desenvolvida por Miguel de Icaza, a mente por trás da interface gráfica Gnome, uma das mais usadas nas diferentes versões do Linux.
Quem está acostumado ao soft Outlook não sentirá dificuldades se usar o Evolution.
Apesar de ainda não contar com uma versão traduzida para português, o programa traz uma organização de pastas e de botões muito semelhante ao concorrente famoso.
O software de código aberto traz até uma ferramenta para criação de filtros contra mensagens indesejadas e acessórios para criptografar o conteúdo no padrão PGP.
A versão de testes funciona apenas no Windows XP.
De acordo com os desenvolvedores do programa, a compatibilidade com o Vista ainda não é uma prioridade.
(JB)


Texto Anterior: Guerra dos minibrowsers começa quente
Próximo Texto: Teste USP: Monitor LCD de tela larga oferece bom tempo de resposta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.