São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste USP

Monitor LCD de tela larga oferece bom tempo de resposta

BOM DESEMPENHO - Aparelho é útil para aproveitar recursos dos novos sistemas operacionais, mas há problemas de ergonomia

ODEMIR MARTINEZ BRUNO; DALCIMAR CASANOVA; JARBAS JOACI DE MESQUITA SÁ JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cada vez mais populares, os monitores LCD finalmente estão ganhando espaço nos lares e escritórios por todos os cantos do planeta. Isso acontece graças à brusca redução de preço e à qualidade oferecida por eles, que não deixam nada a dever aos monitores de tubo tradicionais.
Nesse contexto, o monitor da Philips modelo 190CW7CS/27 possui uma série de recursos que o tornam uma boa opção para compra.
Sua tela de 19 polegadas no formato widescreen (de cinema) propicia uma visualização muito melhor e contribui para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis nos novos sistemas operacionais.
Adicionalmente, o seu padrão WXGA+, ou Wide Extended Graphics Array plus, oferece uma capacidade de resolução de até 1.440 x 900 pixels e a exibição de mais de 1 milhão de cores.
O padrão sRGB também está incluso, oferecendo maior fidelidade entre as cores exibidas na tela e as respectivas impressões.

Tela e ergonomia
O monitor apresenta um tempo de resposta de cinco milissegundos, que consiste no tempo que a célula de cristal líquido leva para passar pelos estados ativo, inativo e ativo novamente.
Esse reduzido tempo de resposta (a maioria dos monitores LCDs utiliza oito milissegundos) resulta em transições mais rápidas na tela, de modo que diminui defeitos visuais na exibição de imagens em movimento, especialmente games e filmes.
A tela do monitor possui excelente contraste (850:1), que geralmente só é encontrado em monitores bem mais caros. Possui um amplo ângulo de visão (170ø na horizontal e 160ø na vertical), o que é muito útil quando mais de uma pessoa está olhando ao mesmo tempo.
Um grande diferencial desse produto em relação aos demais presentes no mercado brasileiro é ausência do elemento chumbo em sua composição.
O visor do aparelho foi projetado e produzido segundo os padrões da European Community Restriction of Hazardous Substances -Restrição da Comunidade Européia às Substâncias Perigosas (RoHS)-, o que o encaixa no grupo cada vez maior dos produtos ecologicamente corretos.
Um ponto negativo, porém, é que a base fixa não permite ajuste de altura. Além disso, a inclinação da tela para frente e para trás é muito pequena, perfazendo uma angulação de -5ø e 20ø, respectivamente. Esses elementos dificultam ajustes ergométricos e situações para maior conforto do usuário.

Consumo de energia
O produto oferece um baixo consumo de energia (36W) e possui um transformador interno, o que permite a ligação diretamente em tomadas de 110/220V.
Possui também duas entradas: VGA (Video Graphics Array) para sinais analógicos e DVI (Digital Video Interface) para digitais.
Nesse aspecto, um ponto positivo do produto está no fato de que geralmente os monitores que possuem entrada DVI têm preços mais altos.

Instalação e documentação
No CD-ROM que vem com o monitor, há um programa chamado FPadjust, que cria padrões de alinhamento que auxiliam no ajuste das configurações, como contraste, brilho e posição horizontal e vertical.
Outra facilidade no produto é uma tecla de auto-ajuste que restaura a posição ideal da tela, ajustes de fase e de relógio, o que evita a incômoda tarefa de usar vários botões.
O guia rápido de instruções que vem com o produto não oferece um fluxo de leitura agradável, pois possui um formato dobrável que dificulta a transição de uma seção para outra do texto.
Além disso, as instruções não são oferecidas na língua portuguesa.
Não obstante o monitor ser plug play, a instalação do driver que permite o uso de todos os recursos disponíveis não é clara e intuitiva.
Para a realização dessa tarefa, o usuário precisa possuir conhecimentos de informática que quase sempre são desconhecidos pelos usuários comuns.
Vale salientar, contudo, que essas características são aspectos secundários, que não comprometem a qualidade final do produto.

Conclusão
O monitor da Phillips modelo 190CW7CS/27 apresenta uma série de detalhes que o tornam um produto de qualidade, destacando os quesitos tempo de resposta, ângulos de visão, entrada DVI e medida de contraste.
O produto apresenta uma instalação simples e um preço competitivo, que certamente é compatível com os recursos que ele oferece.


ODEMIR MARTINEZ BRUNO é doutor em física pela USP e docente do ICMC-USP, onde atua como pesquisador nas áreas de visão artificial e bioinformática. DALCIMAR CASANOVA e JARBAS JOACI DE MESQUITA SÁ JÚNIOR são mestrandos em ciência da computação e matemática computacional pelo ICMC-USP


Texto Anterior: "Outlook do Linux" chega ao Windows
Próximo Texto: Supermáquina com 4 chips tem ótima performance para jogos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.