São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hora do pesadelo

Reprodução
Imagem de Doom 3, que acaba de chegar ao mercado dos EUA e se destaca pelos bons gráficos


Depois de seguidos adiamentos, finalmente Doom 3 chega às lojas e agita mercado de jogos

THÉO AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Desde a semana passada, o mundo do entretenimento eletrônico está em verdadeira polvorosa com o lançamento de Doom 3, um dos jogos mais aguardados de todos os tempos e que, após quase quatro anos em desenvolvimento, chegou às lojas dos EUA.
Antes disso, Doom 3 já havia sido baixado, ilegalmente, mais de 50 mil vezes via internet, um prejuízo estimado em milhões de dólares para a id Software -o game custa cerca de US$ 55, nos EUA, e a empresa afirma ter investido entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões no desenvolvimento.
Mesmo com a pirataria à solta, a chegada de Doom 3 deve dar novo fôlego às vendas de jogos para PC, que caíram de um total de US$ 1,4 bilhão, há dois anos, para aproximadamente US$ 1 bilhão neste ano.
De acordo com Gary Cooper, analista do Banc of America Securities, até o final de setembro a Activision, distribuidora de Doom 3, deve comercializar cerca de 800 mil cópias do jogo no mundo.
A previsão se deve ao sucesso histórico da série, que se tornou um divisor de águas no gênero de jogos de tiro em primeira pessoa, e à mística que se criou em torno da nova versão, cujo lançamento foi adiado pelo menos duas vezes.
Em Doom 3, ambientado no século 22, o jogador assume o papel de um fuzileiro naval enviado a uma estação de pesquisa em Marte invadida por criaturas vindas direto do inferno. A série deve servir de inspiração para um filme, da Universal Pictures, que deve estrear em 2005.
E o game mobiliza fanáticos de todo o mundo: um torneio de Doom 3 aconteceu em Helsinki, na Finlândia, em 6 e 7 de agosto, apenas três dias após o lançamento do jogo nos Estados Unidos.
No Brasil, uma festa-game para os apreciadores do jogo já tem data marcada: é o Doom's Day, em 20 de agosto, uma semana antes do lançamento oficial no país.
Até a conclusão desta edição, o valor da inscrição não havia sido definido, mas os participantes terão direito a uma cópia de Doom 3, camiseta e bandana. Além disso, serão sorteados vários brindes durante o evento, que começa na sexta-feira e só acaba no domingo, em São Paulo. Para saber mais detalhes sobre o Doom's Day, acesse www.marketingcell.com.br/doomiii.


Texto Anterior: Acabamento: Epson lança impressora que personaliza discos
Próximo Texto: Enredo batido é compensado pela boa qualidade visual do game
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.