São Paulo, quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

Internet Explorer continua a perder espaço para concorrência

DA REDAÇÃO

Líder no mercado global de navegadores, o Internet Explorer, da Microsoft, continua sua trajetória de queda, aponta pesquisa da Net Applications.
Todos os seus principais concorrentes -Firefox, da Mozilla; Chrome, do Google; Safari, da Apple; e Opera- tiveram crescimento de setembro para outubro de 2009.
No mês passado, o Internet Explorer chegou a 64,64%, ante os 65,71% registrados em setembro pela consultoria.
O Firefox, vice-líder, passou de 23,75% para 24,07%.
Em terceiro lugar ficou o Safari, que subiu de 4,24% para 4,42% em outubro.
A fatia que mais cresceu foi a do Chrome. Ela passou de 3,17% para 3,58%.
O quase defunto Netscape permaneceu com 0,35% do mercado. Outros navegadores atingiram apenas 0,56%.
O navegador da Microsoft teve seu auge de popularidade entre os anos 2002 e 2003, quando chegou a abocanhar 95% de participação, esmagando o concorrente Netscape.

Vetusto IE 6
Ainda segundo a Net Applications, a versão mais popular do Internet Explorer continua sendo a 6.0, lançada no longínquo ano de 2001.
Essa edição é usada por 23,3% dos internautas, seguida pela 7.0, com 18,16%, e pela 8.0, a mais nova, com 18,12%.
A vetusta versão padece de problemas de segurança e compatibilidade -sites como YouTube, Facebook e Twitter passaram a exibir mensagens a usuários do Internet Explorer 6.0, recomendando a eles que atualizem o navegador.
Há tempos circulam em blogs e no Twitter campanhas defendendo que o IE 6.0 seja abandonado definitivamente.

FIREFOX NOVO
A versão beta do Mozilla Firefox 3.6 pode ser baixada em www.mozilla.com/pt-BR/firefox/all-beta.html). O navegador agora alerta quando plugins, como o Flash, estão desatualizados. Como a versão é de testes, pode haver falhas de estabilidade e compatibilidade.

CHROME NOVO
O Google também liberou, na semana passada, a versão beta (de testes) do Chrome 4.0 (www.google.com/intl/en/landing/chrome/beta). A principal novidade é o recurso de sincronização da lista de sites favoritos entre computadores diferentes.

CEO DA DÉCADA 1
Steve Jobs, cofundador da Apple, foi eleito o executivo-chefe da década pela revista "Fortune". Segundo a publicação, Jobs "ressuscitou" a empresa, que se tornou a mais valiosa do Vale do Silício, centro da tecnologia nos EUA.

CEO DA DÉCADA 2
Em 1985, Jobs deixou a Apple, que fundou ao lado de Steve Wozniak em 1976. Em 1997, ele voltou e liderou o processo de recuperação da então combalida empresa. Lançou produtos como o iMac e o iPod.

A GANHAR DE VISTA
Nos primeiros dias após o lançamento nos EUA, o Windows 7, novo sistema operacional da Microsoft, vendeu 234% mais rápido do que seu antecessor, o Vista. Os dados são da consultoria NPD Group.

QUÉ ESTÁS HACIENDO?
O Twitter agora tem uma versão em espanhol. O idioma é o terceiro suportado pelo serviço de microblog, que já fala inglês e japonês. A tradução, feita por voluntários, foi anunciada no blog oficial do Twitter (blog.twitter.com) em um post escrito em espanhol.

USB 3.0 SÓ EM 2011
A Intel só suportará o USB 3.0 a partir de 2011, segundo o site TG Daily. A nova versão do popular padrão de conexão promete mais velocidade na transferência de dados.

CACHORRO FAZ COMPRA

Greg Strope recebeu um e-mail da Microsoft agradecendo-lhe pela compra de 5 mil pontos para o console Xbox, totalizando US$ 62,50. A aquisição, no entanto, foi feita enquanto Strope dormia. Examinando o controle do videogame, ele encontrou vestígios de saliva -eram de Oscar, seu cachorro, o verdadeiro responsável pela compra. "Gostaria que eles tornassem a compra de pontos um pouco mais difícil", afirmou Strope à Fox News. Além de reembolsar Strope, a Microsoft dará a ele um controle novo e uma conta do Xbox Live para o cachorro. Veja o vídeo, em inglês, em bit.ly/xboxdog.

"O fenômeno iPhone no Brasil não foi o que a Apple, as operadoras e os consumidores esperavam"
ALMIR NARCIZO
presidente da Nokia do Brasil, na Folha. Segundo o executivo, as pessoas que queriam ter um iPhone já haviam comprado no exterior. Líder mundial em celulares, a Nokia testemunha o crescimento das vendas do celular da Apple e do BlackBerry, da RIM



Próximo Texto: Lei europeia protege internauta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.