São Paulo, quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Central de mídia digital é fácil de usar

MULTIUSO Além de gravar CDs e DVDs, Nero 9 Reloaded permite criar, editar, exibir e gravar músicas, fotos e filmes

FERNANDO SANTOS OSÓRIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Nero 9 Reloaded é uma edição revisada, melhorada, atualizada e bastante completa do clássico programa de gravação de CDs e DVDs Nero (Nero Burning ROM e Nero Express).
Mas, se você pensa que o Nero 9 Reloaded é apenas um conjunto de aplicativos para a gravação de CDs e DVDs, está muito enganado: ele é uma verdadeira central de gerenciamento de conteúdos digitais: grava, edita e reproduz diversos tipos de mídia digital.
O Nero 9 é capaz de gravar CDs, DVDs, e discos Blu-ray contendo dados, fotos, músicas e vídeos, em diferentes formatos, resoluções e qualidades de gravação.
Os aplicativos que acompanham o Nero 9 permitem criar, editar, ripar, gravar, copiar, converter e exibir diversos tipos de conteúdos digitais: fotos, músicas e vídeos, bem como de câmeras digitais e filmadoras, permitindo ler e gravar em CDs e DVDs de diferentes formatos (CD-R, CD-RW, DVDs -RW/+RW, VCDs, SVCDs, miniDVD, Blu-ray), dependendo apenas da disponibilidade de um hardware compatível com essas mídias.

Requisitos e instalação
O Nero 9 é compatível com Windows XP, com Windows Vista e com o novo Windows 7.
Apesar de a instalação ser fácil, ela requer um pouco de paciência, devido ao tempo requerido para instalar todos os softwares na configuração típica definida pelo fabricante.
Foram feitos testes em diferentes máquinas: rodando Windows XP (Dual Core, 1,66 GHz, 1 Gbyte de memória RAM) e Vista (Dual Core, 2 GHz, 2 Gbytes de RAM). O tempo de instalação demorou entre 20 e 25 minutos e consumiu um espaço entre 3 e 5 Gbytes em disco.
Segundo o fabricante, o requisito mínimo é de 1,8 Gbyte livre em disco e aconselha-se até 9 Gbytes de espaço no disco rígido para imagens de DVD e arquivos temporários.
Aconselhamos aos usuários que possuam uma máquina com pelo menos 10 a 15 Gbytes livres e também que consultem a página do fabricante com os requisitos de instalação.
Também é praticamente indispensável o acesso à internet, uma vez que isso é requerido para os serviços Nero Online: registro de produtos, atualizações, ativação de patentes, serviços Gracenote, Nero Online Backup, My Nero e acesso a documentação e ajuda on-line.
Nota importante: "Infelizmente, a licença do Nero só permite o uso da suíte Nero em um PC de cada vez. A mensagem Duplicate Patent Activation (ativação duplicada da patente) provavelmente indica que o usuário está tentando usar seu produto Nero licenciado em mais de um PC."
O usuário deve instalar cada chave de ativação em um único PC e adquirir uma licença para cada micro.

Usabilidade
O Nero 9 é bastante fácil de usar. Por meio do Nero StartSmart, pode-se acessar e executar diversas funções em poucos cliques. Isso permite que o Nero 9 seja usado tanto por pessoas leigas e com pouca experiência na produção de conteúdo digital (uso doméstico e familiar) quanto para fins comerciais (produção de apresentações em vídeo e de mídias de vídeo), pois oferece também uma grande quantidade de recursos e ferramentas mais avançadas.
O Nero 9 possui uma boa documentação, que é usualmente acessada no site do fabricante.
Nem todos manuais estão disponíveis em português -existe uma documentação muito mais farta em inglês.
Em relação ao uso das ferramentas, foi feito um teste com um usuário inexperiente na produção de conteúdos e mídias digitais. O retorno fornecido por esse usuário foi bastante positivo. Ele demonstrou bastante interesse pelos aplicativos e realizou a produção de CDs e DVDs com conteúdos gerados e editados por ele mesmo. O usuário gostou das funcionalidades oferecidas pelo software, da facilidade de uso e dos resultados alcançados.
Em algumas poucas situações foram relatados problemas de falta de feedback ao usuário -alguns programas procuram executar tarefas de modo automático e com o mínimo de intervenção dos usuários, mas não dão um retorno contínuo e adequado sobre o que está sendo feito.
Em situações como essa, o usuário precisa esperar, sem saber se o que fez está correto e funcionando bem. O excesso de opções também pode confundir um pouco um usuário inexperiente, entretanto a maioria das opções, menus e ícones é bastante intuitiva.

Conclusão
O Nero 9 Reloaded é oferecido na internet no site brasileiro da empresa por R$ 120, o que inclui o Nero BackItUp & Burn.
Neste teste foi avaliado somente o Nero 9 Reloaded.
A relação custo-benefício é bastante boa, pois o Nero 9 oferece uma série de ferramentas bastante fáceis de usar e com muitos recursos.
Portanto, o Nero 9 é uma ferramenta atrativa tanto para usuários leigos (pela facilidade de uso) quanto para usuários avançados e profissionais que desejam ter uma suíte completa de aplicações para criação, edição, manipulação e gravação de conteúdos digitais.


FERNANDO SANTOS OSÓRIO é doutor em informática pelo INPG-IMAG (Grenoble, França) e docente do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC-USP em São Carlos.


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Busca de vídeo do Yahoo! foca música
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.