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Cuide bem de seu computador
DA REPORTAGEM LOCAL
Melhor do que ter que usar a
garantia do produto é não precisar chegar à assistência técnica -a perspectiva de não enfrentar longos telefonemas ou
visitas é sempre positiva. Para
isso, a Folha procurou fabricantes e perguntou o que o
consumidor deve fazer para
evitar esse transtorno.
Um dos conselhos mais recorrentes foi: é preciso ler o
manual. "As pessoas chegam
aqui sem ter lido as instruções", contou Paulo Fernandes, que coordena uma das assistências autorizadas da Panasonic. Já a HTC informa que
95% dos casos resolvidos pela
sua central são relacionados a
informações, em sua maioria,
presentes nos guias.
Philips e HTC falam em mudança de consumidores e aparelhos como algo que motiva
reclamações. Segundo a Philips, os problemas mais recebidos estão ligados às novas funções dos eletrônicos que "carecem de um maior aprendizado
do que os produtos tradicionais". A HTC fala em um novo
consumidor, que acabou de adquirir o primeiro smartphone.
A LG aponta treinamentos e
cursos como uma das saídas ao
problema. Segundo a empresa,
as solicitações mais atendidas
por suas assistências estão ligados a dificuldades de uso como
a configuração do teclado ou o
uso de programas incompatíveis com o sistema operacional.
Quanto a câmeras fotográficas, a Kodak informa que o
problema mais relatado está ligado ao fato de a câmera não ligar. Para isso, a empresa indica
o uso de pilhas ou baterias recomendadas no manual.
Para celulares, a Nokia recomenda limpeza e não exposição a temperaturas extremas.
Segundo a empresa, os maiores
problemas apresentados à sua
central estão ligados à oxidação
das placas dos telefones ou a
danos causados por quedas.
Sony, Canon, Dell e Apple foram procuradas, mas não responderam.
(AD)
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