São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet tem sites de grandes editoras e de autores desconhecidos

HENRIQUE MARTIN
da Reportagem Local

A Internet guarda segredos sobre os quadrinhos. As páginas oficiais das grandes editoras dos Estados Unidos têm bastante conteúdo sobre os personagens, mas pouca interatividade. Já autores novos apostam na rede como forma de mostrar seu trabalho sem precisar gastar muito.
Para o fã das histórias em quadrinhos tradicionais, o ponto de partida são os sites das editoras Marvel Comics e DC Comics.
A Marvel (www.marvel.com) traz notícias sobre personagens de seu universo, como os X-Men e o Homem-Aranha. Não traz histórias on line, mas dá ao internauta a chance de ver uma prévia das histórias que ainda vão chegar às lojas. No site também há informações sobre desenhos animados da editora e desenhos para serem usados como papel de parede disponíveis para download.
A Marvel também tem a Marvel Zone (www.marvelzone.com), com quadrinhos on line.
A DC Comics (www.dccomics.com), que publica quadrinhos do Batman, Aquaman e Super-Homem, entre outros, tem um site mais conservador. Mas nele é possível conhecer a história de cada super-herói da editora (em Secret Files). O site também tem links para a revista "Mad" e publicações da editora Vertigo.

Alternativos
Mas a Internet não vive apenas de grandes editoras. Artistas desconhecidos também tentam a sorte na rede -e se dão bem.
Um deles é Stephen Rice, que mostra em www.thegifted.com a sua história em quadrinhos "The Gifted". No site, Rice diz que ficou surpreso após a agência de notícias Reuters ter citado seu nome em uma reportagem.
www.b-radical.com, com design moderno, traz histórias como "Latex".
Os sites de HQ alternativos oferecem ao leitor material inédito, que pode ser lido de qualquer computador -eles mostram seu trabalho como fazem músicos desconhecidos que colocam músicas em formato MP3 para download.

Autores
Autores famosos (e personagens) também têm suas páginas oficiais (ou não). O site www.comicbookwebsites.com é um bom guia para iniciantes em quadrinhos. Traz links para tudo, de biografias de escritores e desenhistas, passando por sites de fãs, de autores e chegando a listas de discussões sobre HQ.
Quem gosta de "A Garagem Hermética", de Moebius, deve visitar os sites www.starwatcher.org/arcana.html e www.airtightgarage.org.
Fãs do personagem Spawn se divertem em www.spawn.com, que traz o herói e seu autor, Todd McFarlane. Para fãs da turma da Mônica, a home page www.mônica.com.br traz a turma da dentuça mais conhecida do país.
Para o internauta que procura quadrinhos "adultos", a página de Milo Manara (www.milomanara.it) traz desenhos de garotas quentes, saídas das histórias do autor. Mas atenção: a página é para adultos...
A Internet também tem sites de quadrinhos com animações, como o www.shockwave.com, da fabricante de software Macromedia. Só que para entrar no site é necessário fazer o download do "Shockwave Player".
O site traz animações de personagens consagrados, como o Snoopy. O cão também está em www.snoopy.com, que traz a última tira feita por Charles Schulz. Ele parou de desenhar o personagem para tratar um câncer.



Texto Anterior: Site nacional é um dos pioneiros
Próximo Texto: Mudança causa dificuldade para autor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.